Um dos setores mais antigos da Cooperativa, tendo iniciado suas atividades em 1976, o Frigorífico da Cotriel segue sendo uma referência na região.
Atualmente, o setor abate cerca de 80 animais por dia, entre bovinos, bubalinos, ovinos e suínos. Os animais vem desde aquisições dos associados, até compras feitas em regiões fora da área de abrangência da Cooperativa.
O gerente do Frigorífico da Cotriel desde junho de 2022, Jorge Cavalli Filho frisou que o ano passado foi extremamente desafiador para a atividade, que, a exemplo das demais áreas de alimentos, sentiu os efeitos da pandemia e a perda do poder aquisitivo da população, que passou a consumir menos carnes e derivados, devido ao aumento do preço destes produtos: “Nossa estrutura, a fim de atender a legislação precisa ter para começar o abate, 70 colaboradores, sendo que a rotatividade de pessoas, devido ao trabalho ser em vários turnos e por outras razões, é elevada. Estamos conseguindo viabilizar esta estrutura, mas sempre com muito empenho dos nossos colaboradores e apoio da nossa Direção, que entende a importância do frigorífico para a Cooperativa e para a nossa sociedade”, destacou.
Atualmente, a Linha de Produtos Rio do Sol tem 31 produtos: que vão desde os cortes bovinos, ovinos, caprinos e suínos, embutidos como linguiça mista, de carne suína, mista e salame, entre outros.
Desde 2016, o Frigorifico Cotriel, que é registrado junto a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio e Irrigação, sob o número CISPOA/DPA 105, está habilitado junto ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI – do Ministério da Agricultura, certificação que autoriza a comercialização dos produtos da marca Rio do Sol para qualquer estado brasileiro.
fonte: Cotriel