Tempo de leitura: 1 minuto

Durante extensa agenda no Vale do Taquari nesta quarta-feira (5/2), o governador Eduardo Leite assinou termos de cooperação do programa Desassorear RS com 26 municípios da região. O ato de assinatura foi realizado na cidade de Estrela, com a participação dos titulares da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), Rafael Mallmann, da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Carlos Gomes, e da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Danielle Calazans. O investimento em obras de desassoreamento nestes municípios será de quase R$ 40 milhões.

As assinaturas ocorreram uma semana depois do governador anunciar os 154 municípios contemplados pelo programa. No total, o investimento no Desassorear RS será de R$ 300 milhões em contratação de maquinário para a limpeza de arroios, canais de drenagem e sistemas pluviais.

O governador disse que os municípios apontaram os pontos críticos que necessitavam do processo de desassoreamento e o Estado entrou com o investimento. “Já são oito frentes de trabalho implantadas da semana passada para cá, e vamos chegar a 40 frentes de trabalho simultâneas para cumprir o mais rapidamente possível com essa etapa dos 154 municípios que apresentaram projetos, ajudando essas localidades a melhorarem o fluxo dos cursos d’água, passando a oferecer menos riscos para as suas comunidades”, destacou Leite.

O titular da Sedur ressaltou o desassoreamento como uma ação que faz parte da preparação das cidades para novos eventos meteorológicos. “Faz parte de um trabalho de resiliência climática nos municípios, minimizando os impactos de possíveis enxurradas”, enfatizou Mallmann.

Nos municípios de Encantado, Estrela, Colinas, Roca Sales, Muçum, Arroio do Meio e Cruzeiro do Sul, também foi realizada a entrega da primeira etapa dos Planos Diretores de Desenvolvimento Urbano (PDDUs), que são elaborados pela Sedur em parceria com a Universidade do Vale do Taquari (Univates). Os Planos Diretores contemplam as novas diretrizes de uso do solo, construção e infraestrutura que consideram as vulnerabilidades específicas de cada município, sobretudo no atual contexto de emergência climática.

Loteamentos vistoriados

Além do Desassorear e dos Planos Diretores, a Sedur é responsável pelo programa horas-máquina em área urbanas, atuando na infraestrutura dos loteamentos, trabalhando com a limpeza dos terrenos, nivelamento de lotes e abertura de vias, entre outras ações necessárias para realocação e implantação de residências.

Visita ao loteamento em Estrela
Comitiva vistoriou loteamentos que estão recebendo investimentos de horas-máquina, como o de Estrela – Foto: Maurício Tonetto/Secom

A comitiva do governo do Estado, acompanhada de prefeitos e outras lideranças, vistoriou loteamentos que estão recebendo investimentos de horas-máquina nas cidades de Santa Tereza, Muçum, Estrela, Lajeado e Cruzeiro do Sul.

Os municípios apresentaram pontos críticos que precisavam de limpeza dos rios e o Estado contratou o maquinário que está entrando em campo agora em 40 frentes simultâneas.

Texto: Paulo César Pedroza e Felipe Fontoura/Ascom/Sedur e Thamiris Mondin/Secom
Edição: Camila Cargnelutti/Secom

gov do RS

Compartilhe também no:
Andressa de Oliveira

Preso em Arvorezinha acusado de homicídio

Artigo anterior

Prazo do crédito consignado do INSS sobe de 84 para 96 meses

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Mais Geral