Tempo de leitura: 1 minuto

Em um esforço colaborativo para enfrentar os desafios causados por eventos climáticos adversos, o governo do Rio Grande do Sul recebeu, nesta terça-feira (19/3), uma comitiva do Acre. A programação foi organizada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), com a coordenação do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP) e da Defesa Civil estadual. Representantes das secretarias de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano; Habitação e Regularização Fundiária e de Meio Ambiente e Infraestrutura também participaram.

A agenda de trabalho, desenvolvida no Centro Administrativo Fernando Ferrari, começou a apresentação do EP2R (Escritório de Projetos de Restabelecimento e Reconstrução), realizada pelo diretor-geral do EDP, Hiparcio Stoffel. “A atuação conjunta dos diversos órgãos de governo de forma ágil foi muito importante diante das situações que se apresentaram. Por sua vez, o EP2R foi uma estratégia que, durante as ações em campo, se mostrou necessária e, posteriormente, exitosa, no sentido de prestar o auxílio necessário às populações”, destacou.

A programação ainda contou com discussões e apresentações sobre os programas Fundo a Fundo, A Casa é Sua e A Casa é Sua – Calamidade. Também foi apresentado o Gabinete de Eventos Climáticos, Além do Monitor e do Plano de Trabalho e Remoção de Entulhos. No período da tarde, a comitiva teve a oportunidade de conhecer o Sistema de Defesa Civil do RS e de visitar o Centro Logístico.

Durante o encontro, a secretária adjunta de Planejamento do Acre, Kelly Lacerda, destacou os objetivos da missão: “Viemos com o intuito de reduzir o nosso tempo de atuação em relação à crise. Acreditamos que vocês se tornaram uma referência e nosso objetivo é levar esses aprendizados para auxiliar a nossa população”.

O tenente-coronel Rafael Luft da Defesa Civil do RS ressaltou a importância do Estado estar recebendo uma comitiva do Acre, pois mostra que o trabalho que vem sendo realizado, principalmente no Vale do Taquari, está servindo de modelo para outros Estados, de m odo que possam aplicar as metodologias em situações de eventos adversos. Luft acrescentou que a integração da Defesa Civil nos três níveis de governo (federal, estadual e municipal) e de outras secretarias é um importante instrumento para um trabalho efetivo, com diferentes visões sobre temas extremamente relevantes.

Texto: Raquel Schneider/Ascom EDP
Edição: Secom

gov do RS

Compartilhe também no:

Atualização dos serviços de infraestrutura do RS – 3/6, 9h

Artigo anterior

GUAPORÉ | Prefeito Fabris reúne-se com autoridades dos Governos Estadual e Federal para tratar sobre verbas e investimentos pós catástrofe climática

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.