O governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), assinou um termo de cooperação com a plataforma Transforma Brasil, visando recrutar e organizar voluntários para auxiliar em diversas áreas atingidas pela enchente. A parceria permitirá a mobilização de cidadãos engajados em causas sociais e comunitárias para contribuírem ativamente em ações de apoio e solidariedade.
“O nosso objetivo é organizar o apoio ao enfrentamento das consequências causadas pelas enchentes. A plataforma tem o know-how de gestão que vai nos auxiliar para que os voluntários possam atuar nas mais diversas frentes e para qeu possamos superar essa situação”, disse o titular da Sedes, Beto Fantinel.
Os voluntários cadastrados no site Transforma Brasil atuarão em abrigos e centrais de doações, por exemplo. A iniciativa também irá promover o mapeamento e a organização das demandas, além de cursos e capacitações para aqueles que desejam ajudar.
A primeira equipe, com onze pessoas, chegou neste domingo (19/5) em Porto Alegre. Na segunda-feira (20/5), será estabelecida a estratégia de atuação dos voluntários. “Todo voluntário do Brasil que queira ajudar o Rio Grande do Sul poderá vir pela plataforma. É o match do bem”, disse o presidente da Transforma Brasil, Fábio Silva.
Além do titular da Sedes e do presidente da Transforma Brasil, esteve presente na reunião em que foi firmada a parceria o secretário de Desenvolvimento Social, Ronaldo Santini, que coordena o Plano de Logística e Distribuição de Donativos do Gabinete de Crise.
A plataforma Transforma Brasil faz a conexão entre voluntários e projetos sociais. Os interessados podem se inscrever no site da plataforma.
Texto: Ascom Sedes
Texto: Secom RS
gov do RS