Tempo de leitura: 1 minuto

O governo do Rio Grande do Sul inicia, nesta sexta-feira (19/1), a divulgação periódica da situação do abastecimento de água, energia elétrica e telefonia no Estado. O objetivo do boletim é ampliar a transparência e a comunicação com os cidadãos, após os temporais da noite da última terça-feira (16/1), que provocaram estragos principalmente na Região Metropolitana.

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) reunirá os dados. Ela atua na intermediação com as concessionárias para que o abastecimento seja retomado o mais rápido possível, priorizando os serviços essenciais, como atendimentos de saúde.

A divulgação ocorrerá três vezes ao dia, às 8h, 12h e 18h. As informações contemplarão dados das empresas RGE Sul e CEEE Equatorial (energia) e Corsan (água e saneamento). Também serão divulgadas, duas vezes ao dia, informações sobre as conexões de telefonia e internet da Tim, Vivo e Claro.

Reuniões com Aneel e concessionárias

O alinhamento com relação aos boletins a serem divulgados ocorreu durante reunião, na noite de quinta-feira (18/1), com as concessionárias de energia, água e saneamento e telefonia. O encontro virtual foi coordenado pela titular da Sema, Marjorie Kauffmann, e acompanhado pelo diretor de Energia, Rodrigo Huguenin.

Na quarta-feira (17/1), a Sema participou de uma reunião entre as concessionárias RGE Sul e CEEE Equatorial, a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agergs) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), responsável pela fiscalização e regulação do setor elétrico. O intuito do encontro foi atualizar a Aneel com relação ao cenário do atendimento aos clientes no Rio Grande do Sul e a gravidade das consequências provocadas pelo temporal desta semana.

Pico do desabastecimento, segundo as concessionárias:

  • Energia elétrica: entre 0h e 2h de terça-feira (17/1) – 1,314 milhão de clientes.
  • Abastecimento de água: 13h de terça-feira (17/1) – 781 mil residências.
  • Falta de conexão telefônica e de internet: tarde de terça-feira (17/1) – 128 municípios.

Boletim de sexta-feira (19/1), 8h

  • CEEE Equatorial: 91.384 pontos sem energia elétrica (4,77% do total de clientes).
  • RGE Sul: 185 mil pontos sem energia elétrica (6% do total de clientes).
  • Corsan: 26,5 mil residências sem abastecimento de água em Cachoeirinha, Gravataí e Estrela (0,8% do total de clientes).

A divulgação dos boletins será realizada até o restabelecimento total dos serviços.

Texto: Vanessa Trindade/Ascom Sema
Edição: Vitor Necchi/Secom

gov do RS

Compartilhe também no:

Estado auxilia municípios atingidos e avalia cenário após passagem de temporal

Artigo anterior

Mega-Sena acumula mais vez e pagará R$ 31 milhões sábado

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.