Tempo de leitura: 1 minuto
Em pleno crescimento, após um hiato de quase quatro décadas sem atividades dentro e fora dos gramados, o Grêmio Esportivo Juventude vai para o seu terceiro ano com muita expectativa. Depois de um 2023 de excelência na Copa Basalto e na 24ª Copa Aslivata, superando as expectativas de participação, a direção planeja disputar quatro certames na temporada. Liderados pelo presidente Gerson Taufer, parte dos integrantes da diretoria estiveram reunidos na noite da segunda-feira, dia 15 de janeiro, nas dependências do Estádio Municipal Albino Pasquali, e definiram que o “Azulão da Baixada” poderá estar presente na Copa RS de Futebol Amador, Copa Basalto, 25ª Copa Regional Aslivata e no Campeonato Municipal.
A mais vultosa é a Copa RS de Futebol Amador, organizada pelo Governo do Rio Grande do Sul (Gov/RS), através da Secretaria de Esporte e Lazer. A segunda edição está com inscrições abertas e a Administração Municipal, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, confirmou a pretensão de disputar o certame. O Juventude seria o representante.
“É a maior competição amadora e conta com investimento do Governo Estadual. No retorno, registrou quase 150 times e aporte de R$ 800 mil para a realização. O Juventude, se a inscrição for aprovada pela organização, estará competindo. É uma porta que se abre para que continuemos nossa caminhada para recolocar o “Azulão da Baixada” novamente entre os melhores do cenário gaúcho”, disse o presidente, reafirmando que a seletiva de atletas e a montagem da Comissão Técnica estará sendo formatada ao longo dos meses de janeiro e fevereiro.
Se confirmado, o Juventude vai para o seu terceiro ano consecutivo disputando a Copa Aslivata. Em 2023, diante de 16 selecionados, terminou na quinta colocação com os times Aspirante e Principal. Evoluiu do ano de estreia. A Copa Basalto é mais um evento que os guaporenses querem estar presentes, pois serve de laboratório para os jogadores.
“Nosso objetivo é ganhar. Chegamos bem próximos do título no ano passado e isso nos motivou. Em 2024 queremos mais. Além do lugar mais alto do pódio, vamos buscar dar entrosamento e aproveitamos a participação para avaliarmos questões técnicas dos jogadores. É necessário e importante estar participando porque conseguimos ver alguns atletas, de outras equipes, em atividade. Quem sabe não possam fazer parte do Juventude e nos ajudar nas outras competições”, disse o diretor de futebol, Roberto Perin, o popular Bebeto.
A expectativa é de colocar a garotada do Sub-19 para disputar o Municipal de Futebol – Série B, no segundo semestre. A proposta é dar “rodagem” e mais “bagagem” para a temporada 2025.
Rádio Aurora