Tempo de leitura: 1 minuto

No Mate Papo desta terça-feira, 02 de julho, o jornalista Roger Nicolini conversou com os voluntários Darci Graeff, do Grupo Passo a Passo, que realiza importante trabalho de combate ao alcoolismo, e Graziela da Silva, do Amor Exigente, de combate às drogas.

Graziela ao falar de sua história comentou que tudo começou com uma familiar próxima que tinha problemas com drogas. “Acompanhei a primeira internação da minha sobrinha em uma comunidade terapêutica de Cruz Alta. A partir daí, iniciei uma busca e um entendimento sobre a doença e a partir daquele momento senti que tinha o dever de levar esta mensagem para aqueles que ainda sofrem e continuar este processo uma vez que a gente chega com a ideia de mudar o outro, mas devemos começar por nós mesmos para que consigamos ajudar a outra pessoa a melhorar, pois quem está afundado não muda, e a atuação não é só por hoje, é pelo resto da vida. Tenho duas filhas pequenas e sei que o trabalho de prevenção tem de começar cedo”, disse 

Darci contou sua história pessoal, onde relatou que está sem consumir álcool há mais de 30 anos. Disse que perdeu família e amigos e pensou em até em tirar a própria vida, sendo que a partir de um certo momento teve uma reviravolta e passou a ser voluntário no Grupo. “Praticamente todas as noites estou em uma cidade da região fazendo reuniões e tenho apoio da minha atual companheira. A luta é diária, para ajudar quem precisa e para sair desta situação depende da pessoa entender que precisa de ajuda e a família participar, pois quem passa por tratamento volta diferente e precisa de apoio em casa”, destacou.  

A ingestão de bebidas alcoólicas é maior entre os homens nas capitais brasileiras, mas mantém relativa estabilidade, em altos patamares, também para as mulheres. Dados de 2023 mostram que o consumo de álcool nas capitais brasileiras por esta população somava 34,3%. O número é seguido por 26,7% para pessoas com 9 a 11 anos de estudo e 23,2% para quem estudou até 8 anos.

Atualmente, a maior prevalência no uso de álcool nas capitais brasileiras está na faixa etária que vai dos 25 aos 34 anos, com 35,4% da população ingerindo bebidas alcoólicas.  Por outro lado, a população acima de 65 anos representa a menor prevalência: 17,6% em 2023. O Mate Papo vai ao ar nas plataformas digitais do Correio do Mate todas as terças-feiras, das 20 às 21 horas.  Confira aqui no QR CODE  a entrevista completa.

Compartilhe também no:

Com nova diretoria, Lions Clube segue intensificando ações em Espumoso

Artigo anterior

PL lança Juliano Pazinato e Duda Helder como pré-candidatos a prefeito

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.