No Mate Papo desta terça-feira, 02 de julho, o jornalista Roger Nicolini conversou com os voluntários Darci Graeff, do Grupo Passo a Passo, que realiza importante trabalho de combate ao alcoolismo, e Graziela da Silva, do Amor Exigente, de combate às drogas.
Graziela ao falar de sua história comentou que tudo começou com uma familiar próxima que tinha problemas com drogas. “Acompanhei a primeira internação da minha sobrinha em uma comunidade terapêutica de Cruz Alta. A partir daí, iniciei uma busca e um entendimento sobre a doença e a partir daquele momento senti que tinha o dever de levar esta mensagem para aqueles que ainda sofrem e continuar este processo uma vez que a gente chega com a ideia de mudar o outro, mas devemos começar por nós mesmos para que consigamos ajudar a outra pessoa a melhorar, pois quem está afundado não muda, e a atuação não é só por hoje, é pelo resto da vida. Tenho duas filhas pequenas e sei que o trabalho de prevenção tem de começar cedo”, disse
Darci contou sua história pessoal, onde relatou que está sem consumir álcool há mais de 30 anos. Disse que perdeu família e amigos e pensou em até em tirar a própria vida, sendo que a partir de um certo momento teve uma reviravolta e passou a ser voluntário no Grupo. “Praticamente todas as noites estou em uma cidade da região fazendo reuniões e tenho apoio da minha atual companheira. A luta é diária, para ajudar quem precisa e para sair desta situação depende da pessoa entender que precisa de ajuda e a família participar, pois quem passa por tratamento volta diferente e precisa de apoio em casa”, destacou.
A ingestão de bebidas alcoólicas é maior entre os homens nas capitais brasileiras, mas mantém relativa estabilidade, em altos patamares, também para as mulheres. Dados de 2023 mostram que o consumo de álcool nas capitais brasileiras por esta população somava 34,3%. O número é seguido por 26,7% para pessoas com 9 a 11 anos de estudo e 23,2% para quem estudou até 8 anos.
Atualmente, a maior prevalência no uso de álcool nas capitais brasileiras está na faixa etária que vai dos 25 aos 34 anos, com 35,4% da população ingerindo bebidas alcoólicas. Por outro lado, a população acima de 65 anos representa a menor prevalência: 17,6% em 2023. O Mate Papo vai ao ar nas plataformas digitais do Correio do Mate todas as terças-feiras, das 20 às 21 horas. Confira aqui no QR CODE a entrevista completa.