Tempo de leitura: 1 minuto
Com o tema ‘Peregrinos de Esperança’ e lema ‘Sede alegres na esperança’, a 10ª Assembleia Regional, que ocorre entre 8 e 11 de abril de 2024, reúne Padres e Religiosos Scalabrinianos para debaterem o contexto migratório e desafios na missão, trabalhos atuais e novas obras e, também, temas importantes para melhorias nos atendimentos e serviços oferecidos pelos Missionários de São Carlos.
O Superior Regional, Pe. Alexandre De Nardi Biolchi, CS, fez a abertura da assembleia na noite da segunda-feira, 8 de abril.
No primeiro dia do encontro, na terça-feira, 9, além da fala do Superior Regional apresentando a situação atual e perspectivas da Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes, foram tratados temas específicos que correspondem aos Secretariados da Missão e da Formação e Animação Vocacional.
A partir de um diagnóstico do contexto migratório e desafios da missão scalabriniana, foram apresentadas as respostas pastorais dadas pela Congregação Scalabriniana através dos âmbitos e serviços: centros de atenção e casas de acolhida; pastoral de fronteiras; realidades paroquiais; organismos eclesiais; centros Stella Maris; leigos scalabrianos e voluntariado; centros de estudos migratórios; rede SIMN.
A animação vocacional e a formação dos candidatos à vida religiosa scalabriniana também abordou a situação atual e perpectivas a partir de suas realidades.
Neste primeiro dia de debates ficaram claros os desafios a serem enfrentados pelos Missionários Scalabrinianos para seguirem com fidelidade o carisma do fundador, São João Batista Scalabrini, e, quais “peregrinos de esperança”, responder “alegres na esperança” a todas as situações.
Congregação dos Missionários de São Carlos.
Depto. de Comunicação
fonte: Rádio Aurora