Sem recursos financeiros no Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros Militar (Funrebom), o 3º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar (3º PelBM), de Guaporé, busca parceria junto à Administração Municipal e à comunidade para caracterizar com as cores da corporação uma viatura doada pela Receita Federal. Encontra-se à disposição no quartel, vinda da cidade de Rio Grande – zona sul do Estado, uma caminhonete Dodge RAM, ano 2009.
O veículo é uma conquista requerida há anos pelo comando, visto a necessidade de sua utilização para transitar nas estradas vicinais, transporte do bote para salvamento/resgate em rios, açudes e arroio e em combate a fogo em vegetação. Para o sargento Rebello, comandante do 3º PelBM, a caminhonete, avaliada em aproximadamente R$ 150 mil, chega em um momento importante para o desenvolvimento das atividades dos bombeiros nos 11 municípios sob reponsabilidade.
“Uma viatura que vem para somar no trabalho que requer força e deslocamento rápido em terrenos acidentados, como estradas do interior e no meio da vegetação para um combate. Tem uma estrutura muito robusta e, pelo que avaliamos, um motor muito potente e durável. Era o que estávamos necessitando há tempos. Agradecemos à Receita Federal, ao comando do 7º Batalhão de Bombeiros Militar (7º BBM) de Passo Fundo e aos bombeiros de Rio Grande pela agilidade no desenrolar da tramitação para que o veículo pudesse estar à disposição em Guaporé”, destacou.
Rebello afirmou que um dos desafios é padronizar a Dodge RAM conforme às exigências do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS). A viatura possui cartão para despesas com abastecimento e está emplacada pelo Governo Estadual, podendo ser utilizada a qualquer momento pelos servidores do 3º PelBM.
“Não há mais os valores disponíveis do Funrebom, como tínhamos no passado e que possibilitou a aquisição dos caminhões Auto Bomba Tanque Resgate e a ambulância resgate, por exemplo. Por isso, é importante a participação das comunidades e autoridades para que o serviço continue sendo oferecido da melhor forma possível. Não adianta termos servidores qualificados se não há equipamentos de segurança e viaturas em condições”, disse.
Na segunda-feira, dia 16 de janeiro, Rebello esteve em audiência com o prefeito Valdir Carlos Fabris. Na oportunidade, explicou ao Chefe do Poder Executivo todos os detalhes da viatura e sua importância para o quartel. Fabris, durante o encontro, afirmou que a Administração Municipal estará ao lado dos bombeiros para deixar a viatura em condições para o bom desempenho das atividades.
Data: 17/01/2023 13:16:04
Autor: Eduardo Cover Godinho
fonte: Rádio Aurora