Tempo de leitura: 1 minuto
A comunidade de Guaporé, Dois Lajeados, São Valentim do Sul, Vespasiano Corrêa, Serafina Corrêa e de outros municípios, bem como o Instituto Ling e centenas de parceiros, atenderam ao chamado e estão próximos de ver concluída uma das obras que mostrou a força do povo nos pós-catástrofes climáticas de setembro/novembro de 2023 e maio deste ano. Por iniciativa da Associação Caminhos do Vale e da Serra, com participação efetiva da Câmara da Indústria, Comércio, Agronegócios e Serviços de Guaporé (CIC) na gestão dos recursos financeiros, a ponte que liga Dois Lajeados a Cotiporã, sobre o rio Carreiro, está próxima de ser inaugurada.
A obra, com investimentos de cerca de R$ 3 milhões, registrou mais uma etapa vencida. Depois da preparação do terreno, da construção dos pilares de sustentação, colocação da estrutura metálica e do tablado de madeira ao longo dos 90 metros de comprimento por quatro de largura, a concretagem da pista de rolamento foi realizada na terça-feira, dia 5 de novembro. O engenheiro Jeferson Dal Belo, que assina o projeto da ponte que está sendo executado pelo Programa de Aceleração Pontes do Sul (JB Engenharia e Alsus Infra), destaca que esse é mais um processo importante dentro do cronograma.
“É mais um passo. Depois, começaremos a construir as cortinas de acabamento das cabeceiras e, posteriormente, a pista de aproximação (laje que dá acesso à ponte). A etapa está prevista para semana que vem. É uma estrutura robusta e acreditamos que seja concluída até o dia 30 de novembro”, disse Jeferson.
O tempo de “cura” do concreto sobre a ponte é de 21 dias e evitará, conforme o engenheiro, trincas e fissuras. O prazo é o estipulado para que as demais fases (cabeceiras, aterro, pista de aproximação, proteções laterais – guarda-rodas e sinalização de segurança) sejam executadas e concluídas. Passagens laterais, com eletrodutos para a passagem de cabos de energia e fibra ótica, serão instaladas.
“Nos anima e nos deixa esperançosos a forma como a obra está sendo executada. O projeto está no cronograma e, acreditamos que em breve, a passagem será liberada. Parecia ambicioso e difícil de tornar-se realidade quando a proposta de arrecadação de R$ 3 milhões foi apresentada, mas contamos com a força do empresariado, dos moradores da região, das cooperativas, de entidades, do Instituto Ling, enfim. Todos foram essenciais e fundamentais para que essa importante ligação entre as regiões da Serra e do Planalto fosse reestabelecida”, disse Edmilson Zortéa, representante da Associação Caminhos do Vale e da Serra.
A festividade de lançamento da obra, com a liberação da trafegabilidade sobre a nova estrutura, deverá acontecer na primeira quinzena do mês de dezembro. A previsão é que a rota, que envolve a ponte sobre o Rio das Antas no trecho entre Cotiporã e Bento Gonçalves, esteja com a passagem liberada após o dia 15 de dezembro.
Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM