Tempo de leitura: 1 minuto
“Dia de Campo com muito conhecimento e troca de experiências. Momento de transmitirmos informações relevantes sobre a cultura do milho e as possibilidades de maior rendimento e qualidade por hectare. Agradecemos aos cerca de 100 agricultores e estudantes que se fizeram presentes. É o primeiro de muitos que pretendemos realizar ao longo do ano”. O agradecimento é da engenheira agrônoma Melissa Bock, da Emater/RS-Ascar de Guaporé, aos participantes do “Dia de Campo” do Programa Estadual de Produção e Qualidade do Milho (Pró-Milho/RS). Realizado na quinta-feira, dia 29 de fevereiro, na propriedade de Tiago Romani, na Linha Fernando Abbot, no Distrito de Colombo, o evento contou com quatro estações temáticas e muitos ensinamentos repassados pelos extensionistas rurais Melissa, Taciana Marchesini, Douglas Corso e João Villa.
Ao longo de aproximadamente três horas, os agricultores e estudantes puderam agregar conhecimentos sobre o manejo e conservação do solo, rendimento do milho cultivado em parcelas, principais vantagens do silo secador de grãos e tecnologia de aplicação de agrotóxicos. Parte da área onde o “Dia de Campo” aconteceu recebe atenção da Emater/RS-Ascar, segundo Melissa, desde 2014. Era degradada pelo pisoteio das vacas para a produção leiteira.
“Fizemos um trabalho de recuperação do solo. Em um primeiro momento foram construídas as curas de nível e depois a manutenção de cobertura vegetal, mudando o teor de matéria orgânica. Após o manejo na área, que tinha muitos problemas de erosão, ela ficou produtiva e rentável”, destacou.
Em outra área da propriedade, Taciana apresentou resultados que indicam que a diferença entre o rendimento da parcela mais adensada e a menos adensada pode significar uma produção de 30 sacos a mais por hectare.
“Para que ocorra maior rentabilidade na área é necessário observar se o híbrido é indicado para uma grande densidade de plantas por área, além de realizar uma boa semeadura, ter condições climáticas favoráveis e um manejo adequado”, salientou a extensionista.
Desenvolvido pela Emater/RS-Ascar, as vantagens do silo secador de grãos, como a autonomia do produtor nos negócios, armazenagem e expurgo, redução de perdas e do custo com taxas de secagem, além de outras, foi tema abordado por Douglas Corso.
“Bom ressaltar que há uma obtenção de um produto com maior qualidade e isso proporciona mais rendimentos na comercialização do grão”, afirmou.
O extensionista rural João Villa tratou ainda da tecnologia de aplicação de agrotóxicos. Mostrou aos presentes as diferentes formas de aplicação, a fim de ter uma pulverização mais assertiva para reduzir derivas e ter um melhor aproveitamento do produto aplicado.Pode ser uma imagem de 8 pessoas e árvore
O “Dia de Campo”, organizado pela Emater/RS-Ascar e Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), através do Pró-Milho, contou com apoio da Administração Municipal e Cresol.Pode ser uma imagem de 17 pessoas e pessoas praticando tiro ao prato
Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM
Compartilhe também no:

Sicredi Rota das Terras RS/MG celebra 43 anos de contribuição ao desenvolvimento regional

Artigo anterior

Troféu Brasil Expodireto homenageia lideranças do agronegócio brasileiro

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.