Tempo de leitura: 1 minuto

Com objetivo de propiciar vida social e um período maior de descanso/lazer aos empregados e empregadores do setor supermercadista, especialmente aos finais de semana, um projeto Sugestão, de autoria do emedebista Ari Paesi, foi aprovado na 5ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Guaporé. A atividade aconteceu na segunda-feira, dia 15 de março, no plenário Roberto Baldasso e gerou debate entre os parlamentares.

O projeto, conforme Paesi, prevê a inclusão na Lei Municipal 2.224/99 – Código de Postura e Meio Ambiente, da flexibilização do horário de funcionamento dos supermercados. A mudança se daria no encerramento do expediente aos sábados, passando das 20 horas para as 18 horas. A proposta nasceu da iniciativa dos empregadores e empregados do ramo alimentício que, ao procurarem o vereador emedebista, apresentaram um abaixo assinado para a regulamentação.

“A ideia amadureceu em conversas com os empresários que não estão mais conseguindo funcionários para trabalhar, em especial nos sábados de tarde/noite e domingo. Há uma concordância para que os supermercados encerrem mais cedo o expediente nas tardes dos sábados. Muitos não conseguem mais participar de jantares e outros eventos, ou seja, ter vida social ativa, pela hora que deixam o local”, disse Paesi.

O vereador acrescentou:

“Não sou eu quem sugeriu a redução do horário, mas é um pedido de todos”.

O projeto Sugestão recebeu o aval da maioria dos parlamentares. O único voto contrário foi do vereador Moustafh Roberto Sari Mahmud Muhmmad (PP). Ele explicou o motivo.

“Nós falamos em sempre evoluir, mas, na minha opinião, estamos regredindo. Falamos em ter uma cidade turística e vamos fechar antes os supermercados? Aqui deveríamos ter os supermercados abertos até a meia noite. Esse é o meu entendimento. A oferta da procura, existe. O estabelecimento que ofereça algo a mais para o seu funcionário. Que faça dois turnos. A população não tem que pagar por isso”, destacou.

A medida, conforme pedido dos vereadores ao autor da proposta, não deverá atingir os estabelecimentos supermercadistas e do ramo alimentício de menor porte.

“É um pedido que vamos fazer ao Poder Executivo para não prejudicá-los”, afirmou Paesi.

O projeto Sugestão, aprovado por maioria, será encaminhado pela Mesa Diretora para análise do Poder Executivo. Se houver o entendimento positivo, a alteração da Lei Municipal n.º 2.224/99 será incluída em projeto de Lei e retornará para votação dos vereadores.

Data: 15/03/2023 13:27:36
Autor: Eduardo Cover Godinho

fonte: Rádio Aurora

Compartilhe também no:

Agricultor é multado por plantar batata em sua pequena propriedade rural.

Artigo anterior

Rio Grande do Sul promove concurso público com 1,5 mil vagas para professor

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.