Tempo de leitura: 1 minuto
A Paróquia Santo Antônio de Guaporé viveu um momento histórico com o início de mais um Curso de Extensão em Teologia. Foi o que disse o Vigário Paroquial, pe. Antônio Geraldo Dalla Costa, durante a abertura na quinta-feira, 6 de março. Durante a oração inicial, os cursistas fizeram uma recordação da vida na qual recordaram que São João Batista Scalabrini investia na formação das lideranças eclesiais visando o crescimento na fé, na esperança e no amor. Também recordaram da Campanha da Fraternidade 2025 que tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, a Romaria da Terra, acontecida em Arroio do Meio – região que foi atingida pelas enchentes de maio de 2024 – que refletiu sobre a necessidade de reconstruir e cuidar da casa comum com fé, esperança e solidariedade; fizeram memória do testemunho do Papa Francisco e rezou-se pela recuperação de sua saúde.
O pe. Ivanir Antônio Rampon, Diretor da Itepa Faculdades, fez a abertura oficial do Curso citando que a Itepa Faculdades conta com uma história de mais de 40 anos e que seu objetivo é auxiliar na formação dos futuros presbíteros, religiosos e religiosas, leigos e leigas e das comunidades. Comentou que em 2014-2015, Guaporé foi sede de um Curso de Extensão em Teologia, numa parceria da Área Pastoral de Guaporé e a Itepa Faculdades. Um novo Curso era previso para 2020-2021, mas foi cancelado devido a pandemia da Covid-19. Atualmente, a Paróquia Santo Antônio conta com diversas pastorais, serviços e movimentos e, muitos de seus membros, percebem a importância da formação teológica a fim de melhor viver e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo no mundo atual. Sentem a necessidade de formação bíblica, pastoral, espiritual, além de aprofundamentos dos documentos do magistério da Igreja, em especial, do Papa Francisco e, por isso, o pároco Pe. Joel Ferrari e outras lideranças, empenharam-se para que esta parceria entre Paróquia Santo Antônio e Itepa Faculdades acontecesse. Neste sentido, Pe. Ivanir disse que este momento fazia pensar em duas palavras: “alegria” por este curso e “gratidão” pelo trabalho realizado até aqui. Por fim, o Diretor da Itepa Faculdades comentou sobre os outros cursos da Faculdade: Bacharelado em Teologia, pós-graduação em Espiritualidade, Escola Diaconal e o Curso de Extensão que iniciará em Erechim.
O monitor do Curso, Pe. Joelmar de Souza explanou sobre “a oportunidade de estudar teologia”. Comentou que “vivemos numa sociedade complexa, em contínua e profundas mudanças. Em tempos difíceis, o melhor investimento que, como Igreja, podemos fazer às pessoas e a nós mesmos é a formação, em todos os sentidos, humana-espiritual-teológica-pastoral… A formação é um “tesouro” que “os ladrões não assaltam nem roubam” (Mt 6,19)”. Prosseguiu sua explanação ressaltado a importância do Vaticano II que, ao pedir o estudo das fontes bíblicas e patrísticas, levou-nos a refletir o tríplice múnus, que recebemos no Batismo. Esta visão abriu uma perspectiva para o protagonismo do laicato, inclusive nos estudos teológicos-pastorais. Abordou o que os documentos da Igreja dizem sobre o estudo de teologia por parte do laicato, especialmente, Medellín, Puebla, Santo Domingo e Aparecida. Continuou ressaltando outros documentos da CNBB, do Sínodo e do Papa Francisco. Disse que a Igreja se compreende missionária e sinodal, sendo estas dimensões constitutivas de sua natureza. Ora, a formação precisa ser nesta perspectiva. Portanto, não é qualquer formação que serve.
O documento final do Sínodo diz:
“A formação sinodal partilhada com todos os batizados constitui o horizonte dentro do qual se pode compreender e praticar a formação específica necessária para cada um dos ministérios e para as diversas formas de vida”.
FONTE: Rádio Aurora
Compartilhe também no:
Andressa de Oliveira

Mega-Sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 21 milhões

Artigo anterior

Secure Web based casinos 2025 Listing of Safest Online gambling Internet sites

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.