Tempo de leitura: 1 minuto
A Paróquia Santo Antônio de Guaporé viveu um momento histórico com o início de mais um Curso de Extensão em Teologia. Foi o que disse o Vigário Paroquial, pe. Antônio Geraldo Dalla Costa, durante a abertura na quinta-feira, 6 de março. Durante a oração inicial, os cursistas fizeram uma recordação da vida na qual recordaram que São João Batista Scalabrini investia na formação das lideranças eclesiais visando o crescimento na fé, na esperança e no amor. Também recordaram da Campanha da Fraternidade 2025 que tem como tema “Fraternidade e Ecologia Integral”, a Romaria da Terra, acontecida em Arroio do Meio – região que foi atingida pelas enchentes de maio de 2024 – que refletiu sobre a necessidade de reconstruir e cuidar da casa comum com fé, esperança e solidariedade; fizeram memória do testemunho do Papa Francisco e rezou-se pela recuperação de sua saúde.
O pe. Ivanir Antônio Rampon, Diretor da Itepa Faculdades, fez a abertura oficial do Curso citando que a Itepa Faculdades conta com uma história de mais de 40 anos e que seu objetivo é auxiliar na formação dos futuros presbíteros, religiosos e religiosas, leigos e leigas e das comunidades. Comentou que em 2014-2015, Guaporé foi sede de um Curso de Extensão em Teologia, numa parceria da Área Pastoral de Guaporé e a Itepa Faculdades. Um novo Curso era previso para 2020-2021, mas foi cancelado devido a pandemia da Covid-19. Atualmente, a Paróquia Santo Antônio conta com diversas pastorais, serviços e movimentos e, muitos de seus membros, percebem a importância da formação teológica a fim de melhor viver e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo no mundo atual. Sentem a necessidade de formação bíblica, pastoral, espiritual, além de aprofundamentos dos documentos do magistério da Igreja, em especial, do Papa Francisco e, por isso, o pároco Pe. Joel Ferrari e outras lideranças, empenharam-se para que esta parceria entre Paróquia Santo Antônio e Itepa Faculdades acontecesse. Neste sentido, Pe. Ivanir disse que este momento fazia pensar em duas palavras: “alegria” por este curso e “gratidão” pelo trabalho realizado até aqui. Por fim, o Diretor da Itepa Faculdades comentou sobre os outros cursos da Faculdade: Bacharelado em Teologia, pós-graduação em Espiritualidade, Escola Diaconal e o Curso de Extensão que iniciará em Erechim.
O monitor do Curso, Pe. Joelmar de Souza explanou sobre “a oportunidade de estudar teologia”. Comentou que “vivemos numa sociedade complexa, em contínua e profundas mudanças. Em tempos difíceis, o melhor investimento que, como Igreja, podemos fazer às pessoas e a nós mesmos é a formação, em todos os sentidos, humana-espiritual-teológica-pastoral… A formação é um “tesouro” que “os ladrões não assaltam nem roubam” (Mt 6,19)”. Prosseguiu sua explanação ressaltado a importância do Vaticano II que, ao pedir o estudo das fontes bíblicas e patrísticas, levou-nos a refletir o tríplice múnus, que recebemos no Batismo. Esta visão abriu uma perspectiva para o protagonismo do laicato, inclusive nos estudos teológicos-pastorais. Abordou o que os documentos da Igreja dizem sobre o estudo de teologia por parte do laicato, especialmente, Medellín, Puebla, Santo Domingo e Aparecida. Continuou ressaltando outros documentos da CNBB, do Sínodo e do Papa Francisco. Disse que a Igreja se compreende missionária e sinodal, sendo estas dimensões constitutivas de sua natureza. Ora, a formação precisa ser nesta perspectiva. Portanto, não é qualquer formação que serve.
O documento final do Sínodo diz:
“A formação sinodal partilhada com todos os batizados constitui o horizonte dentro do qual se pode compreender e praticar a formação específica necessária para cada um dos ministérios e para as diversas formas de vida”.
FONTE: Rádio Aurora
Compartilhe também no:
Andressa de Oliveira

Mega-Sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 21 milhões

Artigo anterior

Secure Web based casinos 2025 Listing of Safest Online gambling Internet sites

Próximo artigo

Você também pode gostar