Não demorou mais do que 20 minutos a primeira atividade no plenário Roberto Baldasso da Câmara Municipal de Vereadores, de Guaporé, em 2023. Convocada para apreciação da contratação temporária de monitores de educação, a Sessão Extraordinária, presidida pelo petebista Alessandro Eduardo De Almeida, contou com nove, dos 11 representantes do povo e não onerou os cofres público. Os parlamentares Jonas Agosti (MDB) e Moustafh Roberto Sari Mahmud Muhammad (PP) não compareceram e justificaram a ausência.
Único na pauta o projeto 001/2023, encaminhado pelo Poder Executivo, solicitava a autorização para a contração temporária, de excepcional interesse público, de 20 monitores de educação para atuação nas Escolas de Educação Infantil. O período é de seis meses, podendo ser prorrogado por mais seis, com atribuições, carga horária e valor da remuneração conforme Lei Municipal n.º 3005/2009 e alterações. As contratações se fazem necessárias, devido a exonerações e aposentadorias de servidores, o atendimento a alunos de inclusão e a abertura de duas novas turmas de berçário e maternal nas Escolas Mônica e Quintal Mágico.
Para assumir o cargo, o Monitor de Educação deve ter formação mínima em ensino médio, curso de capacitação de 50 horas em educação infantil. Os classificados receberão formação pedagógica referente às atribuições do cargo no decorrer do primeiro trimestre do ano letivo.
“O Município está prestes a iniciar o ano letivo e necessita destes profissionais atuando nas escolas”, destacou a vereadora Fernanda Debona Baldin (PDT).
Para o progressista Jader Dalla Costa, o encaminhamento do projeto para apreciação da Casa Legislativa em regime de urgência, dentro do recesso parlamentar, é falta de planejamento do Governo Municipal.
“Faltou e tomara que não se repita mais”, disse.
Após as manifestações, o projeto 001/2023 foi colocado em votação e todos os vereadores presentes deram voto favorável.
Em fevereiro
Os representantes do povo voltam ao plenário Roberto Baldasso na segunda-feira, dia 6, às 19 horas. A data marca o fim do recesso parlamentar e o início das sessões ordinárias.
Data: 20/01/2023 13:58:41
FONTE: Rádio Aurora