Em menos de quatro dias, duas pessoas, com antecedentes criminais, foram mortas violentamente em Guaporé. Os casos chamam atenção e colocam em alerta as autoridades da segurança pública. Diante dos crimes, não descarta-se o retorno da guerra entre facções para o controle do território para a comercialização de drogas no município e região.
No caso mais recente, Erick Vladimir De Melo Pereira, de 21 anos, foi morto na noite do domingo, dia 11 de agosto, por volta das 21h30min, alvejado por disparos de arma de fogo no Loteamento São Francisco de Assis, bairro São Francisco. Familiares presenciaram o assassinato. O jovem havia deixado o sistema prisional gaúcho dois dias antes do crime. Ele chegou a ser socorrido com vida pelos servidores do 4º Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar (4º PelBM) para atendimento no Hospital Manoel Francisco Guerreiro. Porém, não resistiu aos ferimentos.
Após a ação delituosa, policiais da Brigada Militar (BM), guarnição do 4º PelBM de Guaporé e equipes do 3º Batalhão de Choque (3º BPChq) – Passo Fundo que encontram-se na cidade na Operação Território da Paz, efetuaram diligências em pontos estratégicos e conseguiram rapidamente lograr êxito na prisão de seis pessoas e na apreensão de um adolescente, na apreensão de armas de fogo, munições, entorpecentes e outros objetos relacionados ao delito. Todos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil (DP) para o registro da ocorrência.
Dois criminosos, de 22 e 30 anos, cada um portando uma arma de fogo, foram localizados pelos policiais em locais distintos da cidade. Um jovem, de 17 anos, foi apreendido de posse de munições calibre 9mm. Uma motocicleta, em situação de furto/roubo, utilizada para o delito e mais dois automóveis foram aprendidos.
As duas pistolas 9mm, encontradas com a dupla de criminosos, estavam com a numeração suprimida. Além das armas, foram apreendidas 43 munições do mesmo calibre, 15 porções de maconha (peso total 700g), uma porção de cocaína, dois comprimidos de droga sintética (ecstasy), a quantia de R$ 793,00, seis aparelhos de telefone celular, além de uniformes semelhantes aos utilizados pelo Exército Brasileiro.
Os homens, de 22 e 30 anos, após os procedimentos legais na DP de Guaporé, foram conduzidos para o Presídio Estadual de Guaporé, onde permanecerão à disposição da Justiça. A dupla foi autuada em flagrante pela autoridade policial pelos crimes de homicídio, porte irregular de arma de fogo de uso restrito e tráfico de drogas. O mais novo havia sido preso, pela participação em outro homicídio, no mês de setembro de 2023. Estava em liberdade há menos de 30 dias.
Agentes da DP de Guaporé deram início às atividades de investigação para a elucidação do terceiro homicídio em 2024.
Data: 12/08/2024 13:46:33
Autor: Eduardo Cover Godinho
FONTE: Rádio Aurora