Tempo de leitura: 1 minuto
Todas as cadeiras do plenário Roberto Baldasso da Câmara Municipal de Vereadores, de Guaporé, foram ocupadas por representantes dos diretórios municipais dos partidos políticos, advogados e pessoas interessadas em participar diretamente das eleições 2024. Estavam interessados em compreender as alterações legislativas, calendário eleitoral, registros de candidatura, processos judiciais eletrônicos, convenções partidárias, Sistema CANDex, entre outros pontos que irão nortear o período pré e pós 6 de outubro. O encontro realizado na sexta-feira, dia 12 de julho, foi promovido pela Justiça Eleitoral da 22ª Zona Eleitoral da Comarca de Guaporé.
Na oportunidade, a juíza eleitoral, Dra. Flávia Marciano Monteiro, acompanhada do chefe do Cartório Eleitoral, Gustavo Lacerda e demais servidores, repassaram informações importantes para que não haja “atropelos” e nenhum futuro candidato ou partido tenham problemas ao longo do processo democrático. Entre as datas que devem ser observadas neste primeiro momento estão: o período para a realização das convenções entre 20 de julho e 5 de agosto; e registro de candidaturas até às 19h do dia 15 de agosto (mídia física).
Para Gustavo Lacerda, reunir aqueles que fazem parte direta do processo eleitoral dos seis municípios da região se faz necessário para alinhamento de pontos que nortearão a festa da democracia brasileira.
“Encontro ótimo para podermos explicar os prazos do calendário eleitoral. Há muitas questões de informática e são mais de cinco mil municípios. É um alerta para que os partidos não deixem para a última hora e comecem os registros de candidaturas com antecedência razoável. No contexto geral, a reunião foi muito proveitosa para nós do Cartório Eleitoral e para que todos possam conhecer a equipe que vai atuar”, disse.
A juíza eleitoral, Dra. Flávia M. Monteiro, afirmou que reuniões/encontros, para o conhecimento de todo o processo, tanto para os partidos e pré-candidatos/candidatos, quanto para os eleitores, serão realizadas pela Justiça Eleitoral. O importante, conforme a magistrada, é apresentar transparência para que todos possam conhecer e estar bem informados do processo democrático.
“No âmbito da Comarca de Guaporé foram esclarecidas as principais diretrizes para o início do processo eleitoral, especialmente no que tange os registros de candidaturas. Os sistemas foram modernizados e ampliados, o que facilitará a fiscalização da população”, salientou a Dra. Flávia.
“Nossa expectativa é para que tudo flua da melhor forma possível. Sabemos que há divergências, mas existem regras e procedimentos que devem ser observados estritamente. Espero que seja uma eleição pacífica, organizada e que, realmente, como é dito – ficou até um clichê que é a ‘festa da democracia’, que se consolide da melhor forma possível de acordo com a legislação e o ordenamento jurídico vigente”, afirmou a magistrada.
Mais de 40,1 mil eleitores dos municípios de Guaporé, Serafina Corrêa, Dois Lajeados, Montauri, São Valentim do Sul e União da Serra estão aptos a participarem das eleições na 22ª Zona Eleitoral da Comarca de Guaporé. O pleito, que definirá quem comandará os Poderes Executivo e Legislativo na Gestão 2025/2028, está marcado para o domingo, dia 6 de outubro.
Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM