São quase 29 mil dias ininterruptos de atendimentos à comunidade guaporense e regional. Prestes a completar oito décadas de história, o Hospital Manoel Francisco Guerreiro de Guaporé, está passando há anos por uma verdadeira transformação em sua infraestrutura física, modernização tecnológica dos equipamentos e na qualificação do atendimento aos necessitados. Construído em 1943, a casa de saúde, administrada há cerca de 25 anos pela Associação Hospitalar Manoel Francisco Guerreiro, conta com 73 leitos operacionais e opera em uma microrregião com população aproximada de 30 mil pessoas.
Para que a prestação de serviços de saúde continue e haja uma ampliação na assistência aos usuários no ano em que comemora 80 anos de história, a diretoria, liderada pelo presidente Rodolfo Sebben, apresentou na quarta-feira, dia 15 de março, nas dependências da Casa da Cultura, um ambicioso projeto de modernização da área de atendimento. Autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, representantes de entidades, das forças da segurança pública, colaboradores da unidade hospitalar e imprensa, prestigiaram o evento.
“O Hospital de Guaporé é da comunidade e nós, que estamos neste momento à frente da administração, temos uma grande responsabilidade em gerir da melhor forma possível. Lançamos esse projeto com objetivo principal de qualificar o atendimento prestado pelos nossos profissionais e dar um conforto maior para aqueles que necessitam. É ambicioso? Sim, mas se a comunidade abraçar a ideia conosco, acreditamos que logo a nova estrutura que pretendemos construir estará concluída”, disse Rodolfo.
A proposta apresentada pelo diretor Roger Water Santos é a edificação de uma nova, moderna e adequada área para acesso à unidade hospitalar, melhorando e qualificando o fluxo no atendimento. A entrada principal, construída em décadas passadas, era realizada pela rua João Manoel Pereira, na famosa escadaria. O tempo passou e, pelas normas e legislações vigentes de acessibilidade, não há mais possibilidade da permanência para sua utilização. É esse espaço que receberá investimento na ordem de R$ 1 milhão, conforme projeto de arquitetônico e de engenharia apresentado.
“Todo e qualquer paciente, acompanhante ou visitante entra nos dias atuais pela área do pronto atendimento, localizada defronte ao Centro Municipal de Saúde. Esse espaço tem que ser utilizado somente para atendimentos de urgência e emergência. Com a revitalização do antigo acesso, que pretendemos entregá-la no mês de dezembro, haverá uma melhora significativa a todos que necessitarem do Hospital de Guaporé”, afirmou Roger.
No ato de apresentação do projeto 80 anos do Hospital de Guaporé, a diretoria efetuou o lançamento da campanha “Todos por Um! Abrace o Hospital”. A ideia é contar com a comunidade guaporense e regional para a revitalização do antigo acesso.
“Sabemos que R$ 1 milhão é um valor importante e, para que possamos angariar essa quantia significativa, contamos com a solidariedade de todos e projetamos uma série de ações que contribuirão para que o sonho torne-se realidade”, salientou o diretor.
Para arrecadar fundos, além da colaboração financeira das pessoas físicas e jurídicas, a direção do Hospital de Guaporé promoverá uma série de eventos sociais ao longo de 2023. Entre eles, destacam-se o show do Guri de Uruguaiana, palestras com personalidades (Luciano Potter, Piangers ou Carpinejar), uma feijoada e mais um jantar. Nos planos também está a vinda da jornalista e apresentadora Alice Bastos Neves nas comemorações e ações preventivas que acontecerão dentro do Outubro Rosa.
“O Hospital de Guaporé realizou diversas iniciativas ao longo dos anos e a comunidade abraçou. Acreditamos que novamente contaremos com a colaboração de todos para comemorarmos em grande estilo os 80 anos de história”, destacou Roger.
Na solenidade de lançamento, a diretoria exibiu três vídeos contando a história do Hospital, apresentando o novo projeto e a forma de como a comunidade poderá contribuir. Um coquetel para os presentes brindou mais essa etapa da octogenária casa de saúde.
Data: 16/03/2023 18:19:08
Autor: Eduardo Cover Godinho