Tempo de leitura: 1 minuto
O 11º Encontro Ibero-Americano de Museus acontecerá no Peru, de 25 a 27 de novembro, em Lima.
Com o lema “Aprendizagens, afetos e memórias”, o 11º EIM convida à reflexão e à ação sobre questões-chave como o papel educativo dos museus, os direitos humanos e a cultura de paz, a perspectiva decolonial e de gênero, a acessibilidade e o respeito às diversidades, entre outros.
Os países ibero-americanos participam com projetos inscritos e previamente selecionados, e desta vez, Guaporé estará em evidência.
Foram selecionadas 24 propostas dentre as mais de 360 recebidas de diferentes partes da região do continente. Os 24 projetos farão parte do programa do 11º EIM e 7 deles receberão bolsas do Ibermuseus.
O Comitê de Seleção avaliou a qualidade das propostas, a inovação dos temas e sua relação com os eixos temáticos do Encontro. Na seleção das bolsas, além da qualidade acadêmica das propostas, seus resultados e impacto em comunidades específicas, também foram tidas em conta a inovação do tema e a relação com os temas do 11º Encontro Ibero-Americano de Museus.
Também foi dada atenção especial a propostas de profissionais que trabalham em museus comunitários e museus localizados em municípios.
Esse intenso processo de seleção pressagia um encontro amplo, próximo, diverso e propositivo sobre as questões mais urgentes e emergentes do campo museológico atual.
Guaporé foi selecionado através de um projeto considerado expoente nos países participantes.
A diretora do Museu Lisandra Roman, explica que a seleção do projeto “Museu de Guaporé: diversidade e cultura” destaca o valor da preservação da história e da memória dos guaporenses através da Casa Maia.
Central de conteúdo Rádio Aurora