Tempo de leitura: 1 minuto
Com cerca de três horas, a 14ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores, de Guaporé, marcou-se, além da apreciação dos projetos, encaminhamento dos requerimentos escritos e verbais à Mesa Diretora e debates nas explicações pessoais e palavra dos líderes, pela presença na Tribuna do Povo do empresário Edilson Luiz Deitos da Zandei Plásticos. A atividade, no plenário Roberto Baldasso, aconteceu na segunda-feira, dia 13 de maio, com a participação de colaboradores da empresa, representantes do Coral Comunicação Unicanto e outros. Edilson apresentou as ações da empresa, tanto economicamente, quanto social, para os representantes do povo e a comunidade.
Com mais de 250 colaboradores, contando nas duas unidades (Guaporé e Dois Lajeados), a Zandei Plásticos é a terceira que mais arrecada ICMS município e figura entre as cinco maiores há cerca de 15 anos. A empresa, conforme destacou Edilson, é muito mais do que a produção de embalagens plásticas.
“Apresentamos aos nossos clientes que somos a solução. Não só deles, mas dos colaboradores e a comunidade. Embalamos sonhos e construímos uma economia circular solidária. Buscamos transformar o nosso mundo ao redor”, destacou Edilson, mostrando que a empresa transformou 2,2 mil toneladas de plásticos em embalagens, o que totaliza cerca de 170 milhões de frascos e tampas, destinando ainda aproximadamente R$ 390 mil para entidades sociais, esportivas e culturais.
Aprovados
Foram três projetos de Lei apreciados favoravelmente pelos representantes do povo. O de n.º 25/2024 concede incentivo à cultura no âmbito do Município através da qualificação do Coral Comunicação Unicanto. A Administração Municipal investirá até R$ 15 mil para a contratação de um profissional habilitado para ministrar oficinas mensais para os integrantes. Em contrapartida, o Coral Comunicação Unicanto realizará apresentações em escolas, entidades assistenciais, hospital e datas comemorativas em Guaporé.
O 27/2024 autoriza a redução da Área de Preservação Permanente (APP) no Arroio Barracão. A área urbana consolidada é aquela que está definida pelas leis municipais e dispõe de sistema viário implantado, está organizada em lotes e quadras predominantemente edificadas com habitações residenciais, comerciais e industriais, mistas ou de prestação de serviços. Além disso, deve dispor de, ao menos, dois dos seguintes equipamentos de infraestrutura urbana implantados: drenagem de águas pluviais, esgotos, abastecimento de água potável, distribuição de energia e iluminação publica ou limpeza urbana com coleta e manejo de resíduos.
O projeto 28/2024 homologa o Decreto Executivo Municipal n.º 7.576 que dispõe sobre a concessão de benefícios eventuais. Foi incluída a possibilidade de o Município conceder um cartão para que os beneficiados possam escolher os alimentos que atendem suas necessidades. Para o domicílio provisório, através do aluguel social, o mesmo foi aumentado de cinco VRM para sete VRM, em virtude da inflação do mercado imobiliário. Houve a flexibilização da concessão do aluguel social para pessoas atingidas pela inundação do Arroio Barracão.
“Medidas eficazes que vão colaborar com quem está sofrendo diretamente com a catástrofe climática, especialmente com o transbordo do ‘Taca Oca’, como também é conhecido o Barracão. Não há comparação com as perdas dos demais municípios, mas nós estamos fazendo pelos guaporenses atingidos, sem deixar de ajudar aqueles que perderam tudo nas cidades do Vale do Taquari e outras regiões”, disse o vereador Jonas Agosti (MDB), líder do Governo Fabris e Bastian.
Os vereadores, sob presidência de Antoninho Pandolfo (Republicanos), retornam para a 15ª sessão ordinária na segunda-feira, dia 20 de maio, às 19 horas. A comunidade é convidada a prestigiar o trabalho “in loco” dos parlamentares no plenário Roberto Baldasso.
Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM