Tempo de leitura: 1 minuto
Menos de 40 dias separam o registro do primeiro crime intencional contra a vida (homicídio) no município de Guaporé em 2024 e a prisão dos principais suspeitos de participação. A morte violenta de Jacir Garcia Nunes, de 36 anos, ocorrida no dia 19 de fevereiro, no bairro Nossa Senhora da Paz (Promorar), foi investigada pelos agentes da Delegacia de Polícia Civil (DP), que, ao longo do período, colheram depoimentos e provas essenciais para lograr êxito nas atividades realizadas na terça-feira, dia 26 de março, em Serafina Corrêa e Bento Gonçalves.
Foram nestas duas cidades que policiais, coordenados pelo delegado Tiago Lopes de Albuquerque, cumpriram quatro mandados de busca e apreensão (MBA) e dois mandados de prisão temporária decorrentes do assassinato de Jacir e da tentativa de homicídio do irmão. Eles estavam em um imóvel na rua Carlos Ceppi quando foram surpreendidos pela ação dos criminosos. Disparos de armas calibre .12 e 9mm foram efetuados em direção à dupla.
As ordens, expedidas pelo Poder Judiciário da Comarca de Guaporé, foram cumpridas com êxito. Em um imóvel Loteamento Santa Lúcia II, bairro Gramadinho, em Serafina Corrêa, apreenderam uma espingarda calibre .12 (marca Armsan) semiautomática, uma pistola 9mm (marca Sarsilmaz) e um “Kit Roni para Glock”, acessório que transforma a pistola em uma “submetralhadora”. As duas armas de fogo, ostentadas em vídeos nas redes sociais por membros de facção, estavam com numeração suprimida e, conforme as investigações, foram utilizadas no homicídio e tentativa de homicídio. No local, um homem, de 27 anos, foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. Policiais da DP de Serafina Corrêa colaboraram com as atividades. Um outro suspeito, no cumprimento do mandado de prisão temporária, foi localizado pelos agentes e recebeu voz de prisão. Em Bento Gonçalves, com a colaboração dos policiais civis da DP local, cientificaram um criminoso que encontrava-se recolhido no sistema prisional gaúcho em razão de outros delitos.
Os criminosos presos, após conduzidos à DP para os procedimentos legais, foram encaminhados para o Presídio Estadual de Guaporé.
Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM