Tempo de leitura: 1 minuto
Com menos público presente no plenário Roberto Baldasso do que a estreia da nova gestão do parlamento, mas com o mesmo interesse aos assuntos que norteiam a comunidade guaporense, cerca de 20 munícipes acompanharam os trabalhos dos vereadores que estiveram reunidos em mais uma sessão ordinária na noite da segunda-feira, dia 13 de janeiro. Na pauta para análise e apreciação estavam um projeto de Lei Legislativa e dois projetos de Resolução Legislativa. Entre os destaques: a proposta para o reconhecimento, valorização e homenagem às mulheres do município através do “Mérito Mulher Brilhante” e o programa “Adote uma Escola”. Os legisladores encaminharam diversos requerimentos escritos e verbais à Mesa Diretora. Utilizaram parte do tempo das explicações pessoais e da palavra dos líderes para destacar problemas do cotidiano e apresentar soluções para uma Guaporé cada vez melhor.
Projeto e Resoluções
Na pauta de votação, os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de Lei Legislativa e as duas Resoluções Legislativas. Apresentado pelo vereador Jader Dalla Costa (PP), o programa “Adote uma Escola” tem o objetivo de desenvolver parcerias com a iniciativa privada para melhorias na estrutura da rede pública municipal. Se acatado, o projeto oportunizará investimentos de empresas e pessoas físicas em salas de aula, biblioteca, brinquedoteca, laboratório, quadra de esportes, doação de livros, mobiliário, entre outros, nos educandários.

A Resolução Legislativa 01/2025, apresentada pela presidente Itamara Franceschini (PP), vice-presidente Jonas Agosti (MDB) e Gelson Scalco (PP), tem como objetivo instituir o “Mérito Mulher Brilhante”. A honraria, entregue pela Câmara de Vereadores, destina-se ao reconhecimento, valorização e homenagem às mulheres que, com suas ações e contribuições, impactaram positivamente a sociedade guaporense em diversas áreas. O evento acontecerá no mês de março.
A Resolução Legislativa 02/2025 cria a Comissão Especial Temporária de Modernização e Inovação Legislativa. O objetivo é promover estudos e análises voltados à modernização dos processos, estruturas e normativos da Casa do Povo. A modernização da Câmara passa, também, pela adequação da Lei Orgânica Municipal e do Regimento Interno, com vistas a garantir a compatibilidade com avanços tecnológicos, sociais e jurídicos.
Terceira sessão
Os vereadores retornarão ao plenário Roberto Baldasso na sexta-feira, dia 17, às 19 horas, para a 3ª sessão ordinária. A expectativa é que o projeto de reajuste geral dos servidores retorne à discussão e seja incluído para apreciação.
Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM