Tempo de leitura: 1 minuto
Secretário Municipal da Saúde e da Assistência Social e Habitação no Governo de Antônio Carlos Spiller e Paulo Mazutti, ambos do Progressistas (PP), nas Gestões 2005/2008 e 2009/2012, o vereador Valcir Antônio Fanton, o Pita (PP), anunciou que, após duas décadas, estará deixando de defender os interesses do partido no cenário político guaporense. Um dos quatro legisladores que compõem a bancada do PP na Câmara de Vereadores, Pita deverá encaminhar a carta de desfiliação à direção municipal da legenda e ao juiz eleitoral da 22ª Zona Eleitoral da Comarca de Guaporé entre os dias 7 de março e 5 de abril, na chamada janela partidária das eleições 2024.
Eleito em 2012 com 983 votos, reeleito em 2016 com 734 votos e em 2020 com 518 votos, Pita afirmou não concordar com posições tomadas pela Diretoria Executiva do Progressistas ao longo dos tempos. Porém, é grato e orgulha-se das chances oportunizadas pelos companheiros de partido durante a vida pública.
“Desde que vim morar em Guaporé sempre fui filiado e me dediquei ao PP. São mais de 20 anos. Não é uma decisão fácil, sair. Porém, na vida pública tudo tem um começo, meio e fim. Sempre procurei votos para o partido e coloquei ‘minha cara a tapa’. Quero deixar claro que nunca falei mal do PP e nunca vou falar. Me abriram as portas na política. Tive a honra de ocupar duas secretarias e isso levo comigo. Sempre serei grato ao PP. Se sair, saio numa boa e o futuro ficará nas mãos de Deus”, disse.
Guaporense de corpo, alma e coração, apesar de ser natural de Nova Bassano, Pita, assim como qualquer homem que ingressa no meio político, tem sonhos ambiciosos.
“Se não almejar algo a mais, estarei estagnado. Tenho sonho de ser candidato a prefeito e vice-prefeito, mas não sou eu quem decido. Porém, quando o sonho é abafado tu tens que procurar outros caminhos. É o que vou fazer em 2024. Quero sair do PP pela mesma porta que entrei: pela frente, sem pisar e falar mal de ninguém”, afirmou.
Sem citar as siglas partidárias, Pita ressaltou que são três as mais próximas no momento. A decisão só deverá ser anunciada no mês de março.
“Graças a Deus, ao longo da minha vida pública, sempre plantei uma ‘sementinha boa’, do bem. Temos portas abertas em todos os partidos. Vou sentar com a minha família, amigos e estou conversando muito com a comunidade para tomar uma decisão certa”, ressaltou o progressista.
O vereador, que segue legislando pelos interesses da comunidade guaporense, deverá encarar mais uma campanha eleitoral. Seu nome, independente da sigla partidária, estará à disposição como pré-candidato, seja para a disputa de uma das 11 cadeiras na Casa do Povo ou para o Poder Executivo. As eleições municipais acontecem no mês de outubro nos dias 6 (1º Turno) e 27 (2º Turno), para os municípios que possuem mais de 200 mil eleitores.
Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM