Tempo de leitura: 1 minuto

Desenvolvendo atividades de basquete há cerca de uma década, inclusive sendo o idealizar e fundador da Associação Guaporense de Basquete (AGB) – Richmond, o jovem Arthur Filippon chega em um dos momentos mais importantes na intensa carreira. O professor foi convocado pela Federação Gaúcha de Basketball (FGB), para ser o novo comandante da Seleção Gaúcha Sub-15 Feminina em 2023. A definição aconteceu durante assembleia realizada na sexta-feira, dia 10 de março, na sede em Caxias do Sul.

Ao longo do ano, Filippon, que prontamente aceitou o desafio proposto pela FGB, terá a missão de comandar as meninas em duas competições: Sul-Brasileiro e o Brasileiro que serão disputados no mês de setembro, e ao seu lado, o auxiliar Ricardo Ellwanger. Os preparativos dentro e fora das quatro linhas terão início nos meses de abril e maio. É nesse período e, consequentemente em outros, que os treinamentos físicos, táticos e técnicos acontecerão. Antes, avaliará dezenas de meninas dos mais diferentes clubes e escolherá 12 para compor a seleção.

Com experiência como auxiliar técnico nas categorias Sub-13, 15, 17 e 19, cargo que ocupava dentro da FGB desde 2019, Filippon afirmou que ser convocado para comandar a Seleção Gaúcha de Basquete Feminino é uma vitória pessoal, mas a construção da história dentro da modalidade é uma somatória de muitos esforços.

“Ninguém alcança seus objetivos sozinho. Para conseguir desenvolver o basquete e fazê-lo ser destaque em Guaporé e em outros municípios, contei com a colaboração de muitas pessoas. Essas que sempre estiveram ao meu lado e fizeram com que chegasse até aqui. É uma honra e um motivo de muito orgulho ser convocado para representar o Rio Grande do Sul como técnico da Seleção Feminina Sub-15. A responsabilidade aumentou e, neste momento, a dedicação, o trabalho e o empenho de todos integrantes da Federação, Comissão Técnica e das meninas fará a diferença nas competições que vamos disputar”, destacou Filippon que disse ter ficar emocionado com a convocação.

Para o guaporense, estar no comando da Seleção Gaúcha Sub-15 Feminino de Basquete é a valorização de um trabalho árduo para o crescimento da modalidade.

“Não há reconhecimento como o futebol, futsal, por exemplo. O basquete, apesar de destaque em muitos países, não consegue decolar, mesmo com de todos os esforços. Temos muitos jogadores bons que estão atuando e muitos que não investem na carreira por ‘N’ motivos, em especial o financeiro. Faltam investimentos para que consigamos crescer. Insisto no basquete porque acredito no potencial que há. Quem sabe no futuro não estejamos aqui para comemorar os feitos da modalidade. Por enquanto, sigo trilhando o caminho de ensinar todos aqueles que se propõe a colocar o basquete em evidência”, disse.

Entre os feitos de Filippon como treinador está o título estadual do Richmond Sub-13 Feminino em 2019 e o vice da categoria Sub-14, além de conquistas na Copa Erechim com o masculino Sub-15 e o 3º lugar no Citadino de Caxias do Sul.

Data: 14/03/2023 09:47:47
Autor: Eduardo Cover Godinho

fonte: Rádio Aurora

Compartilhe também no:

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 16 milhões

Artigo anterior

SERAFINA CORRÊA | Equipe Juventus recebeu homenagem na Câmara de Vereadores

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.