Tempo de leitura: 1 minuto

Foi lançado, nesta terça-feira (5/11), o Guia de enfrentamento à violência baseada no gênero no contexto de emergência climática do Rio Grande do Sul. O material foi elaborado pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

O guia tem o propósito de apoiar a resposta humanitária em cenários de emergência, oferecendo recomendações práticas e estratégicas para garantir que as sobreviventes de violência de gênero tenham acesso a serviços especializados, de qualidade e adequados às suas necessidades em situações de crise.

Durante a solenidade, que contou com a presença de representes de instituições do Estado e de agências internacionais, o titular da Sedes, Beto Fantinel, reforçou a importância do lançamento para a política de desenvolvimento social. “A UNFPA nos auxiliou para destacar esse tema, que precisa ser mais discutido. O lançamento do guia simboliza um trabalho que é construído por meio da superação de vários desafios, e possibilitará que nossa rede de assistência social esteja apta para enfrentar esse tipo de situação”, destacou.

“O guia foi construído depois de muita pesquisa e aprendizado. É preciso elaborar respostas que salvem vidas, que auxiliem sobreviventes de forma prática”, enfatizou a representante da UNFPA no Brasil, Florbela Fernandes.

O guia será disponibilizado nas rodas de conversa sobre violência baseada no gênero, ministradas pelos consultores da UNFPA em parceria com a Sedes. As capacitações já estão sendo realizadas nos territórios atingidos pelas enchentes de maio. Os encontros têm o objetivo de fortalecer as capacidades técnicas e habilidades de trabalhadoras e trabalhadores que atuam nos serviços da rede, especialmente no enfrentamento da violência baseada no gênero.

Texto: Ascom Sedes
Edição: Felipe Borges/Secom

gov do RS

Compartilhe também no:

MP/RS deflagra em Soledade e outras 7 cidades gaúchas e 2 do PR a Operação Camaleão

Artigo anterior

Copom decide nesta quarta em quanto eleva juros básicos

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.