Tempo de leitura: 1 minuto
Com ausência de chuvas volumosas desde setembro do ano passado, e com reflexos e prejuízos ainda da safra anterior pela estiagem, os agricultores de Ibirubá, torcem para que se tenha uma mudança na previsão do tempo para tentar amenizar as perdas. Em culturas como a de soja, a principal produzida no município, os prejuízos já começam a ser contabilizados pelos produtores, mas há áreas de milho em que a perda já é dada como certa e de difícil reversão.
Pelo segundo verão consecutivo o município sofre com a estiagem, “em 6 anos de governo, que estou a frente do executivo municipal, este é, infelizmente, o terceiro decreto em relação a estiagem que estou assinando. Isso demonstra as dificuldades que nossos produtores rurais enfrentam, seja na planta ou na produção animal”, se solidariza o Prefeito Abel Grave, que ainda ressalta os impactos que a falta de chuvas trazem a toda cadeia financeira do município e da região, “são aproximadamente R$100.000.000,00 (cem milhões de reais) que deixam de circular no comércio e nas mesas dos ibirubenses, aliado a queda de arrecadação que afetará ainda os demais serviços necessários a população. Nem bem nos recuperamos de uma, e agora já enfrentamos outra (seca)”, lamenta Abel que assinou nesta manhã o decreto que vem para servir com um instrumento na luta por condições de negociação e mecanismos das esferas estaduais e federais afim de diminuir os impactos às famílias do campo.Pode ser uma imagem de 2 pessoas e texto
No cenário estadual já são mais de 150 municípios que decretaram situação de emergência esse ano, praticamente 1 em cada 3, os principais reservatórios do estado já estão em seus níveis críticos para garantir o abastecimento para consumo humano, e em diversos municípios desde o início de janeiro caminhões-pipa precisam fazer o abastecimento a mais de 500 famílias sem água no estado.
fonte: Prefeitura de Ibirubá
Compartilhe também no:

Mygirlfund Snaps By Mgf, Llc Extra Detailed Information Than App Store & Google Play By Appgrooves Photography 6 Similar Apps & One Hundred And One Critiques

Artigo anterior

GUAPORÉ | Criminosas são presas por tráfico de drogas pela Brigada Militar

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.