Tempo de leitura: 1 minuto
Uma comitiva composta por 18 representantes das invernadas adulta e juvenil do CTG Querência do Mate, de Ilópolis, embarcou rumo a General Belgrano e Pila, na Argentina, na manhã de ontem, quarta-feira, 19 de fevereiro. O retorno está previsto para o domingo.
De acordo com Juliana Draghetti Bonfanti, diretora artística do CTG Querência do Mate, a expectativa para a viagem estava enorme. “Somos uma entidade tradicionalista e acreditamos que a oportunidade de levar para outro país nossos costumes, valores e tradições, podendo interagir e conhecer outras culturas, é uma troca imensurável”, disse.
Cabe destacar que a entidade, além de realizar belíssimas apresentações em solo argentino, também leva o nome de Ilópolis. “Levar o nome de Ilópolis é carregar no coração a alegria que temos em morar nesse cantinho feliz, transmitindo e representando em cada dança, em cada movimento, a cultura de um povo de fé, trabalhador e hospitaleiro, com coreografias mostrando através de acessórios as belezas e os encantos de nossa terra, desde os pontos turísticos, a origem italiana, a cultura da erva-mate e a resiliência do nosso Estado. Tenho certeza que nossa invernada está orgulhosa e cheia de gratidão pela grande oportunidade de levar para outro país um pouco da nossa identidade gaúcha”, declarou.
Juliana encerra: “Nossa entidade preza por princípios e valoriza cada criança, cada jovem, cada mulher, das diferentes invernadas. Nosso professor, Adroaldo, juntamente com o patrão Gelso e demais membros da patronagem, sempre nos entusiasmam e nos encorajam para novos desafios dentro do tradicionalismo. Em 2024 tivemos um ano cheio de ações e realizações. Em 2025 já fizemos uma viagem para São Paulo, e agora para fora do país, sendo que temos ainda muitos projetos pela frente. Para um município pequeno, poder estar envolvendo tantas crianças e famílias em nossa entidade é de um valor inestimável, pois sabemos da importância de ver jovens e crianças felizes e saudáveis, socializando, convivendo e aprendendo com as diferenças. O que mais buscamos como tradicionalistas é a amizade, respeito e educação”, concluiu.
Fonte: Prefeitura de Ilópolis