PR - RETOMADA-AULAS-PRESENCIAIS-FORMATO-HÍBRIDO - GERAL - Vista das salas de aula da escola estadual João Turin, em Curitiba (PR). Mais de cem colégios estaduais retomam atividades presenciais no Paraná, sendo 23 na região de Curitiba, a partir desta segunda-feira (7). As aulas serão no formato híbrido, com parte dos estudantes nas salas de aula e outra em casa. 19/08/2020 - Foto: EDUARDO MATYSIAK/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Tempo de leitura: 2 minutos

No seu segundo ano de avaliação pelo governo estadual, o Índice Municipal da Educação do Rio Grande do Sul (Imers) apresentou avanço na média de todos os municípios do Estado em 2023. O marcador atingiu 63,44 no ano passado, enquanto em 2022 foi de 59,79. Os resultados foram apresentados pelo vice-governador Gabriel Souza, em coletiva de imprensa realizada no dia 19 de novembro, no Palácio Piratini.

Medido de 0 a 100, o Imers é construído a partir do desempenho dos estudantes das redes municipais de ensino nas provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do RS (Saers). O índice tem como base a avaliação das habilidades em Português e Matemática dos alunos do 2º ano (etapa de Alfabetização), 5º ano (etapa dos Anos Iniciais) e 9º ano (etapa dos Anos Finais) do Ensino Fundamental, e leva em consideração também a taxa de aprovação dos estudantes. O índice influencia ainda o rateio de parcela do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) distribuído aos municípios.

“A ferramenta que o Estado apresenta, para além da questão do rateio da cota-parte de ICMS, também serve de parâmetro para aprimorar as estratégias de melhoria do ensino”, afirmou Gabriel. “Os resultados convidam a uma reflexão dentro da municipalidade para entender quais são as práticas pedagógicas e as políticas públicas que cada cidade pode implementar para melhorar seus indicadores. E o Estado, a partir de diversos programas e ferramentas de apoio, está à disposição para ajudar.”

Quando desmembrado por ano de aprendizagem, o avanço da média dos municípios foi sustentado principalmente pela melhora no desempenho da etapa dos Anos Iniciais de Ensino (passou de 55,49 em 2022 para 60,95 em 2023) e na etapa de Alfabetização (62,45 em 2022 para 66,46 em 2023). A etapa dos Anos Finais apresentou estabilidade (40,14 em 2022 para 40,09 em 2023). O Imers foi desenvolvido a partir de uma parceria entre a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio do Departamento de Economia e Estatística (DEE/SPGG), com a Secretaria da Educação (Seduc).

“Com os resultados do Imers, os gestores municipais terão condições de identificar as etapas de ensino que precisam ser fortalecidas, sendo possível acompanhar o progresso ao longo do tempo”, destacou o secretário-adjunto da SPGG, Bruno Silveira. “Nossa expectativa é de que o aluno saia mais preparado da rede municipal – o que, posteriormente, também impactará positivamente o desempenho da Rede Estadual no Ensino Médio.”

O que diz a atual Secretária de Educação de Espumoso?

“Temos ciência de que fizemos tudo o que estava ao nosso alcance para melhorar a qualidade do ensino municipal, não apenas nos baseando nesse índice que até então não tinha sequer a missão de melhorar a qualidade do ensino e agora sim, um balizador para definir quanto o município irá receber de ICMS, sendo que 17% desse retorno será baseado nessa avaliação. Caberá aos municípios se prepararem para essas provas, especialmente qualificando o quadro de professores que atuam nessa base e que são responsáveis pelo ensino dos alunos, assim como muitos outros municípios melhores classificados se prepararam, preocupados com o índice, mas não necessariamente, com a qualidade do ensino municipal como um todo. Cremos que os índices possuem seus objetivos, mas não podem ser definitivos para afirmarem se a educação de um município está bem ou não. Quem estuda em nossa rede municipal sabe o quanto trabalhamos ao longo dos últimos anos para estruturar nossas escolas, qualificar nossos professores, e acima de tudo, ir além, oferecendo oportunidade para muitos jovens através de educação que envolve empreendedorismo, cooperativismo, com programas que envolveram importantes instituições como universidades e as cooperativas, pensamos em oportunidade. Então existe sim de minha parte uma certa indignação com avaliações rasas, funcionando como parâmetro para medir a qualidade de uma educação, creio que inclusive a realidade dos grandes municípios não são as mesmas dos pequenos municípios, onde a própria dificuldade em conseguir profissionais para a área está cada vez maior. Reconhecemos a intenção do governo do Estado com essa avaliação, mas entendemos que seus resultados estão servindo mais para palanque político do que realmente preocupação com a educação municipal”, disse Magali Pereira de Oliveira, Secretária Municipal de Educação, Cultura e Turismo de Espumoso.    

Magali Oliveira, de Espumoso

O que diz a Coordenadora de Educação da 25ªCRE

Segundo a Coordenadora da 25ª CRE, Sandra Zortea Zatt Grando, que foi Secretária Municipal de Educação de Arvorezinha entre 2021 e abril de 2024, a partir de 2025 os municípios deverão intensificar e preparar melhor professores e alunos para entregar melhores resultados nos índices de avaliação. Ela afirma que até o governo instituir que a partir de agora o repasse de recursos do ICMS terá 17% baseados nestes resultados, os municípios não priorizaram a avaliação adequadamente. Porém, disse que o governo anunciou que houve melhora nos resultados em todos os municípios gaúchos, o que já foi um avanço e que o processo de avaliação tem que classificar os municípios de 1 a 497, no entanto, a distância entre um e outro município no processo classificatório é de pequena margem, o que coloca a educação gaúcha nesse critério de avaliação muito equilibrada e o que distancia um do outro são pequenas pontuações e não diferenças com certa discrepância. A proposta do governo do Estado é válida e esta muito bem embasada por técnicos e especialistas em educação, então creio que seja realmente uma questão de se organizar dentro daquilo que o governo solicita para a realização destas provas”, disse. 

Na região de cobertura do Grupo Unicomm de Comunicação que envolve os jornais Correio do Mate e O Alto Jacuí, a cidade de Ibirubá foi a que apresentou o melhor desempenho ocupando a 19ª posição no ranking dos municípios gaúchos na avaliação do IMERS, com 80,2256 de média de nota. 

Sandra Zat Grando, recentemente empossada coordenadora da CRE

O que diz a atual Secretária de Educação de Ibirubá?

Conforme a Secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto, Vanessa Schwanke Fontana Rebelato, destaca que este resultado demonstra o impacto positivo de uma série de ações e iniciativas educacionais adotadas pela Secretaria de Educação, juntamente com as equipes diretivas escolares e corpo docente. O resultado alcançado é motivo de grande celebração e reconhecimento. Conforme ela, a colaboração e o empenho de cada um foram fundamentais para esse sucesso, por isso parabenizamos os educadores, que com sua dedicação e comprometimento, ajudam a transformar a realidade escolar. Juntamente com as   equipes gestoras das escolas, cujo trabalho organizacional e administrativo é essencial na manutenção dos educandários. A equipe da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto merecem destaque pelo planejamento estratégico e pelas ações implementadas, que foram determinantes para esse sucesso nos índices alcançados. “Muitas ações e projetos foram e estão sendo realizados, onde destacamos a capacitação contínua dos professores e o fortalecimento de programas de apoio, o investimento contínuo em infraestrutura escolar e a promoção de projetos educacionais visando a aprendizagem dos alunos também foram fatores determinantes para o alcançar estes resultados” apontou como fatores que contribuíram para o resultado na avaliação.

Vanessa Rebelatto

INDICES DE EDUCAÇÃO ALTO JACUÍ

Ibirubá 19º 80,2256

Fortaleza dos Valos 31º 77,6848

Lagoa dos Três Cantos 70º 74,0887

Tapera 75º 73,5889

Quinze de Novembro 158º 68,5843

Jacuizinho 160º 68,5178

Selbach 164º 68,3975

Alto Alegre 289º 62,4536

Espumoso 471º 46,4536

Campos Borges 496º 32,8062

 

 

Compartilhe também no:
Roger Nicolini

Онлайн-казино И Слоты посетителя

Artigo anterior

Prefeitos e empresários apelam pela reconstrução da Ferrovia do Trigo ao Governo Federal

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.