Tempo de leitura: 1 minuto

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae RS), em parceria com a Secretaria da Cultura (Sedac), mantém aberta a oportunidade de apoio financeiro e técnico para micro e pequenos negócios do setor cultural atingidos pelas enchentes de maio. O programa Sebraetec Supera – Cultura RS oferece subsídios de até R$ 10 mil para auxiliar empreendedores na recuperação de seus espaços, estruturas e equipamentos. O período de inscrição não tem prazo determinado e se estenderá enquanto houver recursos disponíveis,

Voltado a microempresas ligadas ao setor cultural — como artistas, músicos, fotógrafos, designers, costureiras, artesãos e estúdios de arte e gravação — o programa busca fortalecer a cadeia produtiva da cultura no Estado. De acordo com a titular da Sedac, Beatriz Araujo: “O Sebraetec Supera – Cultura RS não é apenas um suporte financeiro. É uma oportunidade de reorganização e crescimento para o produtor e o empreendedor cultural. O Sebrae traz toda a sua expertise em orientação estratégica e planos de trabalho, complementando ações como a Lei Paulo Gustavo e programas específicos para microempreendedores individuais”.

A iniciativa contempla tanto a indústria criativa, que inclui moda, design e cinema, quanto o setor cultural mais amplo, que abrange livrarias, ateliês, museus e produtoras de eventos. Negócios como escolas de música, escritórios de arquitetura e estúdios de maquiagem impactados pelas enchentes também podem participar.

Segundo a especialista em Turismo e Economia Criativa do Sebrae RS, Amanda Paim, a parceria com a Sedac foi criada para atender diretamente às necessidades do setor cultural, permitindo que os empreendimentos se reestruturem e reinvistam em suas atividades.

Para participar, os empreendedores devem se inscrever no site do programa. Após a inscrição, um consultor do Sebrae RS realizará uma visita ao local para avaliar os danos e identificar as necessidades de recuperação. Com base no levantamento, o programa subsidiará a aquisição ou o reparo de itens como equipamentos de som e luz, mobiliário, ferramentas, além de reparos estruturais.

O Sebraetec Supera – Cultura RS continuará recebendo inscrições enquanto houver disponibilidade de recursos, oferecendo aos empreendedores a chance de superar os desafios impostos pelas enchentes e fortalecer o setor cultural do Rio Grande do Sul.

Texto: Ascom Sedac
Edição: Secom

gov do RS

Compartilhe também no:

SOLEDADE | Prisão de indivíduo de 42 anos por tráfico de drogas

Artigo anterior

GUAPORÉ | Audiência Pública apresenta orçamento com R$ 182,5 milhões para o Exercício 2025

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.