Tempo de leitura: 1 minuto

A Invest RS, Agência de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul, concluiu a sua primeira missão oficial internacional com um saldo positivo de conexões e aproximações com potencial para gerar resultados concretos no futuro. O presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki, participou do roteiro organizado pelo governo do Estado e liderado pelo governador Eduardo Leite, por Japão e China, entre 18 e 27 de novembro, e apresentou o Rio Grande do Sul como um destino seguro e competitivo para novos investimentos.

De acordo com Prikladnicki, a missão apontou um caminho para o Estado posicionar-se no mercado global. “Nosso objetivo foi apresentar o Rio Grande do Sul e, ao mesmo tempo, trazer novas perspectivas, oportunidades e investimentos que gerem impacto real para a nossa economia e para a vida das pessoas”, explica. “Durante esses dias, tive a oportunidade de participar de diversas agendas estratégicas que reforçaram a importância do nosso Estado no cenário global.”

Entre os destaques, o presidente da Invest RS apontou o início da formação de uma rede de contatos que pode ajudar a promover internacionalmente o Rio Grande do Sul, como a reunião em Shenzhen com Tomás Machado, CEO da ChinaInvest. Machado é gaúcho e está há 25 anos na cidade chinesa. “Uma das ideias que a gente sempre pensou, quando criou a Invest RS, foi encontrar gaúchos que estão espalhados pelo mundo e que, de alguma forma, se conectam com a pauta da Invest RS, que é a atuação de investimento e promoção comercial”, conta Prikladnicki.

Na China, outros pontos altos foram a inauguração do estande gaúcho na Supply Chain Expo (Cisce), feira multissetorial da cadeia de suprimentos e de logística, e uma reunião com uma das empresas gigantes da China, a GWM, que já produz o modelo Haval no Brasil, mas está aberta a ampliar as conexões com o mercado brasileiro. “Deixamos agendadas novas conversas para projetos na área de energia limpa, pesquisa e desenvolvimento em transmissão energética e na área de educação para formação de mão de obra”, relata o presidente da Invest RS, que também salientou como promissor o encontro com outra gigante, a Huawei.

No Japão, além das agendas ligadas à resiliência climática, a Invest RS iniciou tratativas para ampliar o nível de trocas comerciais e investimentos entre o Rio Grande do Sul e os japoneses. A passagem pelo país consolidou conversas promissoras para fazer avançar a estratégia do governo no setor de hidrogênio verde (H2V), captar investimentos e ampliar os canais para as exportações do Estado. “Certamente, haverá desdobramentos futuros. Agora, o Rio Grande do Sul tem as ferramentas corretas para acelerar”, conclui Prikladnicki.

Texto e edição: Secom

GOV DO RS

Compartilhe também no:

SERAFINA CORRÊA | Gestantes visitam nova maternidade e bloco cirúrgico do município

Artigo anterior

IBGE aponta avanço na limpeza urbana, mas lixões seguem ativos no país

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.