Na terça-feira, 03 de setembro, os candidatos a majoritária de Itapuca, Joanir Marques Valério (MDB), candidato a vice-prefeito e Delavir Scorsatto (PDT), candidato a prefeito, estiveram na primeira entrevista do Eleições Municipais 2024, organizadas pelo Correio do Mate. Eles concorrem em consenso numa união dos partidos PDT, MDB, PP, União Brasil, PSB e PSD.
Na apresentação inicial, Scorsatto procurou explicar os motivos que levaram a construção de um consenso no município. Segundo ele, nas eleições de 2020, decididas por apenas um único voto de diferença entre um e outro candidato, mostrou a forte divisão entre os concorrentes. Com o passar dos últimos anos, o próprio prefeito entendeu que era momento de tentar unir a comunidade em torno de um propósito maior que era seguir o desenvolvimento local, então foi dado início a uma caminhada para conciliar as lideranças a partir de muito diálogo, que segundo Delavir levou um tempo para ser construído, mas teve um resultado satisfatório no final. Além disso, os candidatos para a Câmara de Vereadores, não terão concorrentes dos partidos MDB e PDT, apenas do PP, União Brasil e PSD.
Durante a entrevista, os candidatos puderam se apresentar e sortear cinco de 10 temas que foram enviados para os mesmos com antecedência para explicarem o que pretendem fazer a partir de 2025.
Destaque para as pautas que envolvem a agricultura e a saúde em Itapuca. Conforme os candidatos, a ampliação dos incentivos aos agricultores garante a permanência dos mesmo se desenvolvendo no campo e também a sequência da propriedade através dos filhos, incluindo aí a geração de emprego e renda, que também foi tema sorteado. Para os candidatos, atrair pequenas empresas também é uma meta para empregar jovens dentro do município. Saúde, foi um tema bastante abordado pelos candidatos, em especial na ampliação da Unidade Básica de Saúde e a continuidade dos investimentos para a comunidade no setor, que é considerado um dos mais importantes.
Não menos importante, o tema turismo também foi sorteado pelos candidatos, que acreditam que o município possui um potencial natural a ser explorado, e que a comunidade irá colher frutos econômicos com a chegada de visitantes que chegam para visitar o interior, as belezas naturais e a própria praça da matriz, que ora inaugurada, se tornou mais um importante atrativo de visitação e lazer em Itapuca.
A entrevista completa está nas redes sociais do Correio do Mate, que o leitor pode acessar através do QR Code, ou diretamente nas páginas do veículo de comunicação na internet.
QR CODE
https://www.facebook.com/correiodomate/videos/546730324348598