Tempo de leitura: 1 minuto

A estudante Stephanie Staub, do curso de Eletrônica da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, recebeu medalha de ouro no International Festival of Engineering Science and Technology (I-FEST). A jovem de Novo Hamburgo participou do evento com o projeto 2Rescue – Dispositivo de Apoio para Localizar Bombeiros em Estruturas Colapsadas. A cerimônia de premiação aconteceu nesta terça (21/3), em Mahdia, na Tunísia.

Orientado pela professora Deise Margô Muller, o projeto utiliza o princípio da radiofrequência. O código utilizado nos equipamentos lê o indicador de intensidade de sinal recebido entre os protótipos e sinaliza a aproximação e o distanciamento dos dois pequenos dispositivos independentes, auxiliando na localização de bombeiros em escombros de forma mais rápida. A iniciativa desenvolvida por Stephanie também ficou entre os dez melhores trabalhos apresentados na feira.

A ideia do 2Rescue surgiu ao assistir à notícia sobre o incêndio no prédio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), ocorrido em julho de 2021. Na tragédia, enquanto combatiam o incêndio, dois bombeiros ficaram desaparecidos após o desabamento do prédio.

O evento reuniu jovens pesquisadores de 35 países. A estudante gaúcha participou da feira por meio do Prêmio Killing de Tecnologia, distinção que viabilizou sua presença no I-FEST.

Texto: Ascom Fundação Liberato
Edição: Secom

Compartilhe também no:

SOLEDADE | Promuati retorna atividades com os grupos

Artigo anterior

Diretor de Habitação esclarece dúvidas de vereadores

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.