Tempo de leitura: 1 minuto

A Justiça Eleitoral determinou a cassação dos mandatos do prefeito de Salto do Jacuí, Ronaldo Moraes, e do vice, Gelso Brito, ambos do Partido Progressista (PP). A decisão, anunciada na terça-feira, 1º de outubro, resultou de uma ação proposta pela Coligação Unidos para Vencer, formada por PDT e MDB, que alegou práticas vedadas e abuso de poder durante a campanha eleitoral de 2024.

O veredito da juíza Márcia Rita Oliveira Mainardi, responsável pela 154ª zona eleitoral de Arroio do Tigre, fundamentou-se em quatro ações que foram consideradas ilegais. Entre as infrações, destaca-se a entrega de uma área pública à Associação Quilombolas Urbanos, que não apresentou contrapartida adequada. Também foi mencionado um repasse financeiro de R$ 6 mil à Associação Cultural Comunitária Esperança (ACCE), realizado em um ano eleitoral, mas sem uma justificativa clara sobre os benefícios para a cidade ou seus cidadãos. Além disso, ocorreu a entrega de chaves de um veículo à Associação Comunitária Júlio Borges em um evento público, e o uso de um ginásio municipal para um ato de campanha no dia 22 de setembro de 2024.

A juíza concluiu que as ações refletiam um abuso de poder político, uma vez que o prefeito utilizou a sua posição para favorecer sua própria candidatura, o que prejudicou a equidade do processo eleitoral. A análise destacou que as condutas ocorreram em um município pequeno, nas proximidades da eleição, comprometendo a legitimidade e a normalidade da disputa, já que os concorrentes não gozaram das mesmas condições.

De acordo com a decisão, Ronaldo Moraes foi considerado inelegível por um período de oito anos, além de ter sido multado em R$ 21.282,00. O vice-prefeito Gelso Brito, apesar de não ter evidências de envolvimento direto nas atividades ilícitas, também teve seu diploma cassado, em respeito ao princípio da indivisibilidade da chapa majoritária, embora não tenha sido multado ou considerado inelegível.

A decisão ainda poderá ser contestada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Se o entendimento for confirmado, novas eleições serão necessárias no município, refletindo um momento de incerteza e expectativa entre os eleitores.

Fontes: Zero Hora

Compartilhe também no:

Espumoso: servidor é condenado a 31 anos de reclusão por crimes contra o patrimônio público

Artigo anterior

Sicoob São Miguel libera a primeira operação de crédito rural do Plano Safra 2025/2026 

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.