Tempo de leitura: 1 minuto
Evento será em 10 de outubro no Clube Comercial com foco em desenvolvimento regional e participação de lideranças empresariais e do governo
O lançamento oficial do Fórum Multissetorial Botucaraí (FMB) 2025 foi realizado na manhã desta segunda-feira, 8 de setembro, no Auditório da Agência Sicredi Missões, em Soledade. A apresentação confirmou data, tema, formato e convidados da segunda edição, que ocorrerá no dia 10 de outubro, das 19h às 22h, no Clube Comercial de Soledade, com o tema Desenvolvimento Regional: transformando desafios em oportunidades. As inscrições abrem nesta terça-feira, 9 de setembro, pelo site www.forumbotucarai.com.br, ao valor de R$ 100, incluindo o jantar.
Na abertura, Carlos Rogério Matuella, coordenador geral do FMB e presidente da Sicredi Botucaraí RS/MG, contextualizou a proposta do encontro e a continuidade do projeto iniciado em 2024. “Quero registrar a importância da iniciativa e vamos manter o formato que funcionou, com três painéis e espaço para debate, porque o objetivo é conectar ideias e gerar oportunidades para a região”, afirmou.
Ao explicar a escolha do tema, Matuella destacou a ênfase em soluções para gargalos regionais a partir de diferentes setores. “Não temos a pretensão de oferecer respostas prontas, mas de promover um debate qualificado sobre desenvolvimento regional envolvendo agro, indústria, serviços e setor público em torno de pautas como logística e infraestrutura”, pontuou.
Entre os pontos levantados, o coordenador citou a necessidade de aprimorar estruturas estratégicas para a competitividade. “A localização de Soledade é um ativo e precisamos aproveitá-la melhor, inclusive com o uso mais eficiente do aeroporto, em parceria entre poder público e iniciativa privada, alinhados ao que já foi proposto por entidades regionais na Carta Aberta”, observou.
O gestor geral da Aprosol, Orlando Sebastião Klein, reforçou o papel da organização e dos parceiros na viabilização do Fórum. “Temos um time de apoiadores e patrocinadores que permite reduzir o valor de inscrição e ampliar o acesso, o que favorece também a participação de jovens e estudantes em um ambiente de conteúdo e conexões”, destacou.
O prefeito de Soledade, Paulo Ricardo Cattaneo, salientou a importância da mobilização da sociedade civil e de investimentos articulados. “Quando a sociedade civil organizada puxa o processo, a aceitação é maior, e o poder público deve ser parceiro. Precisamos avançar em infraestrutura, como no caso do aeroporto, com uma atuação conjunta que gere retorno para a região”, avaliou.
A edição 2025 manterá o formato com três apresentações de 30 minutos cada e 30 minutos de debate com perguntas do público, enviadas por QR code nas mesas. Estão confirmados Gerson Müller, CEO da Vibra Foods; Daniel Randon, presidente e CEO da Randoncorp; e Gabriel Souza, vice-governador do Rio Grande do Sul. Haverá participação especial de Cesar Saut, vice-presidente da Icatu Seguros e presidente da Rio Grande Seguros.
A organização informou a expectativa de mais de 500 participantes. Serão disponibilizadas 400 vagas ao público, com 100 lugares reservados a patrocinadores e organização. As inscrições são online no hotsite oficial, que também reúne informações sobre o evento, espaço para perguntas e certificação.
O FMB é uma realização da Aprosol. O evento conta com patrocínio de Sicredi, Icatu Coopera, Cotrijal, Vibra Foods, ForZ, Sindipedras, Basso Pancotte, Cerfox, AGDB, Condasb e Casa Blanca Hotel, e apoio de ACIS, CDL Soledade, Prefeitura de Soledade e Banrisul.
Compartilhe também no:

Invest RS lança programa Desenvolve Município com apoio da Famurs

Artigo anterior

Câmara de Vereadores de Serafina Corrêa empossa novos Vereadores Juvenis

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.