O governador Eduardo Leite apresentou, nesta segunda-feira (11/11), em Nova York, o case do RS Seguro, programa estruturante do governo gaúcho para a Segurança Pública. Leite participa do curso Collaboration and Integrated Polices for Public Safety (Colaboração e Políticas Integradas para a Segurança Pública, em tradução-livre), promovido pela Comunitas e pela Universidade de Columbia.
Durante o encontro, voltado para a discussão sobre o desenvolvimento de políticas públicas na área, o governador compartilhou com colegas e professores a experiência bem-sucedida da iniciativa, que tem transformado a segurança pública no Estado e registrado resultados expressivos, com redução histórica dos índices de criminalidade.
Na apresentação, Leite detalhou as estratégias adotadas pelo RS Seguro que integram uma série de ações estruturantes voltadas para a proteção da população. Desde o seu lançamento, o Rio Grande do Sul tem registrado queda significativa nos índices de violência.
O número de crimes como homicídios, roubos e assaltos têm atingido os menores patamares das últimas décadas. Isso é resultado de uma atuação focada em três eixos principais: gestão qualificada, investimentos em inteligência e modernização das forças de segurança, além de ações sociais voltadas à prevenção.
“O RS Seguro tem nos mostrado que é possível transformar a realidade com planejamento, uso de dados e trabalho integrado. Nossa experiência tem sido de fundamental importância para promover a segurança pública de forma ampla e eficiente, tocando diretamente na qualidade de vida das pessoas”, destacou o governador.
Entre os participantes do curso estão secretários estaduais de segurança, parlamentares, como a deputada federal Tabata Amaral (SP) e o deputado federal Pedro Paulo (RJ), o prefeito de Recife, João Campos, entre outros líderes políticos, gestores públicos e representantes da iniciativa privada. O governador segue em Nova York até o fim da semana. Após a conclusão do curso, Leite viajará para Tóquio, onde irá liderar a missão governamental, que inclui Japão e China.
Texto: Juliano Rodrigues/Secom
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom
gov do RS