Tempo de leitura: 1 minuto

O governador Eduardo Leite e a secretária da Fazenda, Pricilla Santana, participaram, nesta quinta-feira (27/3), de reunião virtual com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, para tratar de temas prioritários para o Rio Grande do Sul, com destaque para a renegociação das dívidas dos produtores rurais gaúchos afetados por eventos meteorológicos extremos.

Durante o encontro, o governador reforçou a urgência da prorrogação das parcelas das dívidas dos produtores que vencem em abril. A medida é considerada fundamental para dar fôlego ao setor agropecuário do Estado, que enfrenta dificuldades após sucessivas estiagens e as enchentes históricas de 2024.

Reunião de governador com o MInistério da Fazenda
Secretária da Fazenda, Pricilla Santana, também participou da reunião virtual – Foto: Vitor Rosa/Secom

Outro tema abordado foram os vetos presidenciais ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), com atenção especial ao ponto que se refere às dívidas garantidas. O governador enfatizou que ainda aguarda resposta sobre ofício enviado há dois meses ao governo federal a respeito da situação do RS diante dos vetos. A reunião também tratou da atualização do teto de gastos previsto pelo Regime de Recuperação Fiscal (RRF) para o Rio Grande do Sul.

“Tivemos uma conversa produtiva, com abertura do governo federal para compreender nossas demandas e buscar soluções. Estamos trabalhando para garantir que o Rio Grande do Sul tenha condições de enfrentar seus desafios fiscais e, ao mesmo tempo, apoiar setores estratégicos da nossa economia, como o agronegócio”, afirmou o governador.

O Ministério da Fazenda se comprometeu a analisar as demandas apresentadas. A reunião dá continuidade às articulações que o governo estadual vem realizando em diversas frentes para buscar soluções estruturantes para o setor agropecuário e para manutenção do equilíbrio fiscal do Estado.

Texto: Juliano Rodrigues/Secom
Edição: Secom

GOV DO RS

Compartilhe também no:
Andressa de Oliveira

Delegado Márcio Marodin alerta sobre furtos de caminhonetes na região – Espumoso registra último caso

Artigo anterior

MUÇUM | Terraplanagens para reconstrução das primeiras casas rurais entram em fase final

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.