Tempo de leitura: 1 minuto

Na sequência da missão internacional iniciada no domingo (14/4), em Verona, o governador Eduardo Leite reuniu-se nesta segunda-feira (15/4) com o presidente da região do Vêneto, Luca Zaia. O objetivo do encontro na Itália foi discutir uma aproximação ainda maior com a região, que já tem um Protocolo de Irmandade assinado com o Rio Grande do Sul devido à proximidade cultural com o Estado.

A imigração italiana para o Rio Grande do Sul, que completará 150 anos em 2025, teve maciça presença de pessoas do Vêneto, considerada a principal região de procedência dos imigrantes italianos no Estado.

“O legado italiano está muito presente na nossa cultura: na culinária, na vitivinicultura, na arquitetura, nos sobrenomes, nas festas típicas e nas inúmeras cidades que homenageiam a Itália. A partir do fortalecimento dos laços culturais, como no Protocolo de Irmandade, podemos avançar em negócios e nas relações comerciais”, afirmou o governador.

Leite convidou o presidente do Vêneto para ir ao Rio Grande do Sul nas celebrações dos 150 anos da imigração italiana, e ambos propuseram avançar no protocolo de parceria entre o Estado e a região. A ideia seria desdobrar o acordo atual em planos de trabalhos e ações específicas de cooperação educacional, técnica e científica. O Vêneto é a 5a maior região da Itália em população e a terceira mais rica do país.

Zaia e Leite em Veneto abr24
No encontro, Zaia e Leite destacaram relação histórica entre gaúchos e italianos – Foto: Maurício Tonetto/Secom
“Nossa intenção é de ir ao Rio Grande do Sul no ano que vem para celebrarmos a data. Nossas relações com os gaúchos são profundas e podemos aproveitar a ocasião da visita para, se possível, assinarmos planos de trabalho dentro do acordo de cooperação que temos”, disse o presidente do Vêneto.

Zaia acrescentou que o Vêneto irá presentear o Estado com uma estátua do tradicional Leão de Veneza, que é o símbolo da capital da Região. A sugestão é de que o monumento seja instalado em alguma praça no RS.

Após a reunião, a comitiva segue para Roma, onde a missão terá sequência a partir de terça-feira (16/4).

Sobre a missão internacional

O objetivo da missão é aprofundar potencialidades de negócios no Rio Grande do Sul e estreitar as relações com Itália e Alemanha. Em 2025, será celebrado o aniversário de 150 anos da imigração italiana no RS. Agora em 2024 ocorre a comemoração do bicentenário da imigração alemã. A comitiva do governo percorrerá duas cidades na Itália e quatro na Alemanha para reuniões de negócios e encontros institucionais.

Também integram a comitiva os secretários Artur Lemos (Casa Civil), Fabrício Peruchin (Justiça, Cidadania e Direitos Humanos), Luiz Fernando Rodrigues (Turismo), Tânia Moreira (Comunicação) e Pedro Capeluppi (Parcerias e Concessões), além procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, e do diretor do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e ex-governador, Ranolfo Vieira Júnior. Representam a Assembleia Legislativa o presidente Adolfo Brito, o líder do governo, Frederico Antunes, e os deputados Guilherme Pasin, Nadine Anflor, Carlos Búrigo, Cláudio Branchieri, Silvana Covatti e Aloísio Classmann.

Texto: Juliano Rodrigues/Secom
Edição: Felipe Borges/Secom

Compartilhe também no:

GUAPORÉ | APAE e Grupo Te Acolhe proporcionam confraternização entre crianças com autismo e familiares

Artigo anterior

Prazo de inscrições para a segunda edição do Segue o Jogo entra na reta final

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.