Tempo de leitura: 1 minuto

O tradicionalista Marcos Nunes Corrêa (51) é o patrono do 12º Encontro Farroupilha de Encantado, festa que ocorre de 12 a 21 de setembro, no Parque João Batista Marchese.

Corrêa é figura conhecida pelo envolvimento com a cultura gaúcha e pelos serviços prestados ao Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) ao longo das últimas três décadas. Natural de Muçum, foi na infância que seu contato com o meio tradicionalista começou. “Meus avós (Alfredo Nunes Corrêa e Alberto Rossolen) utilizavam o cavalo como meio de transporte e cultivavam os costumes do campo. Essa vivência despertou o meu interesse pelo tradicionalismo”, relata.

Na juventude, entre os anos de 1988 a 1991, enquanto estudava em um colégio agrícola em Guaporé, conheceu o tradicionalista Adelar Turibio Alves de Jesus, irmão do músico João Luiz Corrêa. “Foi ali consolidei ainda mais meu vínculo com a cultura gaúcha, por meio da música, da convivência com colegas tradicionalistas e da admiração pelas raízes”.

No retorno a Muçum, na década de 1990, passou a integrar a campeira do CTG Sentinela da Tradição. Por mais de 12 anos, participou ativamente das celebrações da Semana Farroupilha no município, acampando e vivenciando as tradições gaúchas.

Em 2004, já residindo em Encantado, tornou-se integrante do Grupo de Artes Nativas (GAN) Anita Garibaldi, onde ocupou os cargos de capataz campeiro, vice-patrão e patrão da entidade. Foi durante essa trajetória que recebeu o Troféu João de Barro, honraria concedida pelo MTG no cinquentenário da instituição, em reconhecimento ao seu comprometimento com a cultura gaúcha.

Encontro Farroupilha
Ao lado do idealizador Maurício Horn, Corrêa também foi um dos incentivadores do Encontro Farroupilha, criado há 13 anos junto com o então patrão do CTG Giuseppe Garibaldi e vice-prefeito da época, José Calvi. “O evento nasceu com o propósito de promover uma Semana Farroupilha mais estruturada no município, indo além das ações do dia 20 de setembro. A primeira edição contou com 15 acampamentos, mas foi o ponto de partida para uma celebração que hoje é referência na região e reúne a comunidade em torno do sentimento de pertencimento e orgulho pela cultura gaúcha”, comenta.

Propagador da tradição, a voz do tradicionalismo
Além da atuação em entidades tradicionalistas e no Encontro Farroupilha, há dez anos Corrêa dá vida e voz ao programa “Charla de Galpão”, criado por ele e transmitido aos sábados pela manhã pela Rádio 97.7 FM. O programa valoriza a música nativista e tradicionalista. Pela sua contribuição à divulgação da cultura gaúcha, recebeu homenagens da 24ª Região Tradicionalista (RT) e do próprio MTG.

A escolha de seu como patrono do 12º Encontro Farroupilha foi anunciada ao vivo, durante a transmissão do programa por Horn, da Gaita Produtora (empresa que promove o evento junto da Administração Municipal de Encantado) e de representantes do CTG Giuseppe Garibaldi e do GAN Anita Garibaldi.

Segundo o patrono, o gauchismo vai além do tradicionalismo institucional. “É um sentimento. É amor pelo Rio Grande, pela nossa cultura, pelos nossos usos e costumes. É algo que não depende de estar vinculado a uma entidade. É o jeito de ser, de viver, de se orgulhar da nossa história e das nossas raízes”.

Sobre a 12ª edição
O 12º Encontro Farroupilha ocorrerá entre os dias 12 e 21 de setembro, no Parques João Batista Marchese, em Encantado. É uma realização da Gaita Produtora e da Prefeitura Municipal de Encantado, com apoio cultural do CTG Giuseppe Garibaldi e do Grupo de Artes Nativas (GAN) Anita Garibaldi.

O patrocínio cultural é de IDP, Gelicia Sorvetes, Bratti Supermercados, Machado Agropecuária, Cavaletti e Postos Buffon. Patrocínio de Sicredi, Baldo, Loja Estampa Gaúcha e Mais Lux. O projeto conta com estímulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Financiamento: Pró Cultura – Secretaria da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Novas Façanhas. Realização: Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução.

Fotos: Carina Marques e Argel Leite

Compartilhe também no:
Carol Toledo

Educadores Unidos pela Alfabetização: Espumoso Realiza Primeiro Encontro Presencial do Programa Alfabetiza Tchê

Artigo anterior

Sidney Oliveira: saiba quem é o dono da Ultrafarma, preso em São Paulo

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.