Faleceu hoje, 04 de janeiro em Arvorezinha, o ex-prefeito Darcy Domingos Pompermayer, que governou Arvorezinha em duas oportunidades. Integrante da comissão emancipacionista, sempre esteve ligado a política local, sendo um tradicional integrante do MDB. Ao longo de sua vida pública foi o idealizador da 1ª Femate, feira que voltou a ser promovida 33 anos depois de Darcy ter feito a primeira, como forma de evidenciar a erva-mate, produto no qual foi incentivador no município e um dos pioneiros industriais do setor.
Aos 97 anos, enfrentava problemas de saúde e a idade avançada contribuiu para que a situação se agravasse, ocasionando sua morte. De seu casamento nasceram sete filhos.
Como prefeito foi em suas gestões que o município na época ainda tendo Nova Alvorada e Itapuca como distritos, passou por uma revolução logística com a abertura de centenas de quilômetros de estradas pelas comunidades do interior e outras de ligação entre as principais localidades. Gestões realizadas em um momento em que Arvorezinha obtinha uma área territorial imponente que desafiava as administrações.
O prefeito de Arvorezinha, Clóvis Provensi Roman, disse ao Correio do Mate que irá decretar Luto Oficial de 3 dias em reconhecimento a importância de Darcy Pompermayer na história do município. Ele era o único emancipacionista ainda vivo.
Darcy Pompermayer foi membro da comissão emancipacionista de Arvorezinha, além de prefeito por dois mandatos (1969 a 72 e 1983-1988 como prefeito), e o primeiro vice-prefeito da história do município – entre 1959 a 1963, ao lado do prefeito Albino Martins Pinto.