Tempo de leitura: 1 minuto

No Mate Papo da noite de terça-feira, 28 de janeiro, o jornalista Roger Nicolini conversou com o presidente do GruPesquisas e Andanças Sepé Tiaraju, Rogério Dambros.

O evento, que era tradicionalmente realizado em setembro, será de 04 a 13 de abril em Espumoso.

Com 35 anos de atuação na área do tradicionalismo e festivais, Rogério destacou que o festival em sua primeira edição tinha o objetivo era fazer um elo de ligação entre a semana Farroupilha e a semana da Pátria, demonstrando a cultura do gaúcho.

Acerca da mudança para esta época, Dambros explicou que Espumoso não tem um evento de Páscoa e a realização nesta época antes da Semana Santa vem de encontro a proporcionar que o evento ocorra em preparação a Páscoa. Disse que a UNESCO já homologou o evento como internacional.

Sobre os países que irão se apresentar, a tendência é de participem grupos do Paraguai, México, Chile, Peru, Colômbia, Costa Rica, República de Ghana, Itália, algum país da Ásia e Índia, além de alguns grupos de etnias de outros países que dependem dos próximos passos da organização para avançarem.

Rogério comentou na ocasião que durante o evento irá acontecer um Rodeio Internacional com a presença destas delegações e entidades tradicionalistas da região, na qual serão apresentadas as danças gaúchas e também as culturas dos países presentes ao festival. A expectativa é de que mais de 200 participantes internacionais e 1000 artistas nacionais estejam presentes em Espumoso, sendo que mais de 70 voluntários auxiliam na programação. Apoios do Poder Público e empresas estão sendo buscados pelo Conselho do Festival.

 

 

QR CODE

https://www.facebook.com/correiodomate/videos/1363289561502443

Compartilhe também no:
Roger Nicolini

ESPUMOSO | Estacionamento rotativo na pauta da ACISE

Artigo anterior

Mulher é morta com tiro na boca na Ocupação Floresta, em Passo Fundo

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.