No Mate Papo da noite de terça-feira, 28 de janeiro, o jornalista Roger Nicolini conversou com o presidente do GruPesquisas e Andanças Sepé Tiaraju, Rogério Dambros.
O evento, que era tradicionalmente realizado em setembro, será de 04 a 13 de abril em Espumoso.
Com 35 anos de atuação na área do tradicionalismo e festivais, Rogério destacou que o festival em sua primeira edição tinha o objetivo era fazer um elo de ligação entre a semana Farroupilha e a semana da Pátria, demonstrando a cultura do gaúcho.
Acerca da mudança para esta época, Dambros explicou que Espumoso não tem um evento de Páscoa e a realização nesta época antes da Semana Santa vem de encontro a proporcionar que o evento ocorra em preparação a Páscoa. Disse que a UNESCO já homologou o evento como internacional.
Sobre os países que irão se apresentar, a tendência é de participem grupos do Paraguai, México, Chile, Peru, Colômbia, Costa Rica, República de Ghana, Itália, algum país da Ásia e Índia, além de alguns grupos de etnias de outros países que dependem dos próximos passos da organização para avançarem.
Rogério comentou na ocasião que durante o evento irá acontecer um Rodeio Internacional com a presença destas delegações e entidades tradicionalistas da região, na qual serão apresentadas as danças gaúchas e também as culturas dos países presentes ao festival. A expectativa é de que mais de 200 participantes internacionais e 1000 artistas nacionais estejam presentes em Espumoso, sendo que mais de 70 voluntários auxiliam na programação. Apoios do Poder Público e empresas estão sendo buscados pelo Conselho do Festival.
QR CODE
https://www.facebook.com/correiodomate/videos/1363289561502443