Em reunião da Associação dos Municípios do Alto Jacuí (AMAJA), realizada na semana passada em Ibirubá, ficou definido pelas autoridades presentes, que os municípios associados organizariam uma verdadeira força tarefa para ajudar de diferentes formas na reconstrução de cidades na região do Vale do Taquari, que foram duramente afetadas pelas enchentes.
A ação solidária da Amaja foi coordenada pelo prefeito Gilson dos Santos de Não-Me-Toque e assessorado pela Prefeita Marcia Rossatto Fredi de Fortaleza dos Valos e prefeito Abel Grave de Ibirubá, que acompanharam o comboio na quarta-feira, dia de início dos trabalhos.
As ações previstas foram iniciadas na quarta-feira, mas devido à chuva, foram parcialmente prejudicados na sua execução. O mutirão visou auxiliar os municípios de Putinga e Roca Sales, neste recomeço que requer muitas mãos trabalhando com um mesmo objetivo: fazer a diferença na vida de muitas pessoas, levando esperança, ajuda e forças, para quem precisa se reerguer e recomeçar, mesmo diante de tantos desafios e incertezas.
O grupo foi composto por treze municípios: Almirante Tamandaré do Sul, Coqueiros do Sul, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Ibirubá, Lagoa dos Três Cantos, Não-Me-Toque, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho, Santa Barbara do Sul, Selbach, Tapera e Victor Graeff e demonstra a união da AMAJA, que a exemplo de outras Associações vem engrossando a corrente do bem no Estado e mostrando a força e grandeza que as Prefeituras e municípios tem, especialmente quando se unem com o propósito de auxiliar e fazer o bem.
O comboio contou com o envio de vinte máquinas e veículos (escavadeiras, retroescavadeiras, dentre outros), além de caminhões e muitos voluntários dispostos a ajudar de todas as formas possíveis e necessárias. Visando a melhor organização do trabalho, foram criadas equipes visando oferecer auxílio emergencial e contribuir na limpeza, reconstrução e alimentação.
O município fortalezense integrou a comitiva de ajuda enviada na quarta-feira, através de dois veículos (um com equipamentos e alimentos e outros com os voluntários). Na ocasião, o município ficou responsável pelo preparo das refeições (café, almoço e lanche), para os voluntários, servindo almoço e lanches (sanduiches, bolos e grostoli).
O grupo fortalezense esteve em Putinga, deixando parte da alimentação e se deslocou a cidade de Roca Sales, onde o volume de trabalho e de pessoas era muito grande e se fazia mais necessário no momento.
A Prefeita de Fortaleza dos Valos – Marcia Rossato Fredi, que faz parte da diretoria da AMAJA, esteve a frente do trabalho de organização da força tarefa montada pela Associação e também foi uma das voluntárias na quarta-feira, vendo pessoalmente o cenário de destruição em muitos municípios atingidos, que muitas vezes, mais parece cenas de guerra. De acordo com Marcia, quem esteve por lá, teve a certeza de que neste momento, a ajuda de outros municípios e a presença de voluntários, não é apenas bem-vinda, ela é fundamental e necessária.
Ao todo, o trabalho humanitário liderado pela Associação dos Municípios do Alto Jacuí envolveu 13 municípios, mais de 200 pessoas, entre servidores, terceirizados e voluntários, 10 caminhões e 10 máquinas pesadas, no trabalho incansável de limpeza, terraplanagem, retirada de entulhos, abertura e restauração de vias de acesso e preparo de refeições. O trabalho, esforço e união de muitas mãos, demonstrando a força e solidariedade dos municípios da região, em prol de quem mais precisa de ajuda neste momento.
A Administração Municipal de Fortaleza dos Valos agradece a cada voluntário que participou desta ação de alguma maneira, pois além do grupo que foi até o Vale do Taquari, diversas outras pessoas ajudaram com doações, preparando os lanches no dia anterior a viagem, com grupos no CTG, Salão Paroquial e CRAS e deixando mensagens carinhosas de apoio e incentivo em cada embalagem de marmita entregue.
O trabalho e união de muitas pessoas, fez a diferença de forma positiva neste momento e deixou escrito com carinho, gratidão e emoção o nome de Fortaleza dos Valos e de tantos outros municípios, neste capítulo da história de recomeço de Putinga e Roca Sales.
Luisa Librelotto, Jornal O Correio