Tempo de leitura: 1 minuto

A inovação e a incorporação de novas práticas no campo foram destaques na fala do vice-governador Gabriel Souza durante a abertura da 22ª Expoagro Afubra, realizada na manhã desta terça-feira (19/3) em Rio Pardo. Ele pontuou ainda a importância dos produtores de tabaco para geração de emprego e renda e reforçou o compromisso do governo do Estado com o setor. A edição deste ano da feira têm como foco a diversificação aliada com tecnologia e inovação.

“Quando se fala em tabaco, temos que ressaltar a proteção da produção, com boas práticas e inovação. Por isso, pela primeira vez na história, tivemos representação do governo na Convenção Quadro, no Panamá, para a defesa da produção de tabaco. Sabemos da importância do setor para nossa economia”, afirmou Gabriel, referindo-se à presença do titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, na 10ª Conferência das Partes (COP10) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), realizada em fevereiro na Cidade no Panamá.

O Rio Grande do Sul é o maior produtor de tabaco do Brasil, com mais de 70 mil agricultores familiares trabalhando no setor. Além disso, o tabaco e seus derivados ocupam a terceira posição na exportação do agronegócio gaúcho.

O presidente da Afubra, Marcílio Drescher, lembrou que a feira é a maior do Estado voltada para a agricultura familiar e que tem a expectativa de movimentar mais de R$ 400 milhões em negócios este ano. “Esperamos que a Expoagro seja mais uma ação que demonstra a importância e a resistência dos produtores gaúchos”, frisou.

Também estiveram presentes os secretários de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), Beto Fantinel, de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, e adjunto de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Marcio Madalena.

Pavilhão da Agricultura Familiar

Com a presença do vice-governador Gabriel Souza, do secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, e diversas autoridades, o Pavilhão da Agricultura Familiar da 22ª Expoagro Afubra foi inaugurado logo na sequência do ato de abertura.

Na atual edição, o espaço possui 216 empreendimentos, dos quais 115 são liderados por mulheres e 50 por jovens. O local conta com expositores de 110 municípios do Rio Grande do Sul, dos quais 40 estão pela primeira vez na feira. Em 2024, são 167 empreendimentos dedicados às agroindústrias familiares e 49 ao artesanato, flores e plantas.

O pavilhão possui 3.480 metros quadrados e recebeu melhorias para suprir as demandas de atendimentos e funcionamento nos quatro dias de feira, principalmente, na infraestrutura ligada à energia elétrica. O aporte da Secretaria de Desenvolvimento Rural para o espaço foi de R$ 200 mil.

“Seguindo uma recomendação do nosso governador, estamos ampliando os recursos voltados aos espaços da agricultura familiar, pois acreditamos na capacidade transformadora que esse segmento possui”, aponta o secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini.

As agroindústrias participantes do Pavilhão da Agricultura Familiar da 22ª Expoagro Afubra fazem parte do Programa Estadual da Agricultura Familiar (Peaf), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e executado pela Emater/RS. Por meio do Peaf, é estimulada a participação dos produtores nos mercados institucionais, são oferecidos serviços de orientação e suporte técnico para regularização sanitária e ambiental e disponibilizados os espaços de comercialização, como é o caso das feiras regionais e estaduais.

Texto: Ascom GVG e Ascom SDR
Edição: Rodrigo Toledo frança/Secom

Compartilhe também no:

Com ampliação de espaços e previsão de grande público, South Summit Brazil começa amanhã

Artigo anterior

GUAPORÉ | Aprovados projetos em benefício a entidades esportivas no município

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.