Tempo de leitura: 1 minuto

Ponte rodoferroviária Brochado da Rocha foi parcialmente destruída pela enchente de setembro de 2023 (Foto: Carolina Leipnitz)A ponte Brochado da Rocha, em Muçum, deve voltar a possibilitar o trânsito de veículos até o final de novembro. A parte rodoviária da estrutura, que também comporta a passagem de trens, foi levada pelo Rio Taquari na cheia de setembro de 2023.

Em entrevista ao Troca de Ideias desta quinta-feira (5), transmitido diretamente do município, o prefeito Mateus Trojan afirmou que o transporte das vigas deve acontecer nos próximos dias. “A empresa tem cumprido o cronograma”, destaca ele.

Durante um ano, os moradores de Muçum e do interior de Roca Sales têm improvisado formas de fazer a passagem. A cerca de 30 metros de altura em relação ao solo, populares transitam sobre os trilhos e construíram até um carrinho para transportar mercadorias.

401 unidades habitacionais estão garantidas no município

Cerca de 400 famílias afetadas pela cheia de setembro tem suas moradias viabilizadas por programas do poder público e da iniciativa privada.

Os dados foram citados por Trojan. De acordo com ele, parte das moradias deverão contemplar também pessoas afetadas na tragédia de maio deste ano. Além disso, para apoiar as empresas e indústrias, 13 lotes já com infraestrutura foram garantidos. “É aquilo que dentro da nossa possibilidade, da nossa realidade a gente consegue realizar”, explica o prefeito.

Cerca de 20% dos empreendimentos locais foram encerrados ou realocados por conta dos prejuízos provocados pela enchente. Desses, Trojan comenta que “alguns estão em processo de retomada e deverão ser reativados em breve”.

Independente

Compartilhe também no:

Comitê Geração + Cotrisoja marca presença na Expointer

Artigo anterior

Estado paga segundo lote do Aluguel Social e da Estadia Solidária

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.