Dezesseis pacientes participam da Oficina Terapêutica Bem Me Quero, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde de Relvado. Realizada desde 2014, a oficina é habilitada junto à 16ª Coordenadoria de Saúde (CRS) e tem como premissa acolher pessoas que necessitam do fortalecimento à promoção da sua saúde mental.
É focada no perfil de pacientes que apresentam comprometimento psíquico, drogadição, processo de abstinência, vulnerabilidades psico-sócio-emocional e isolamento social. As atividades promovem o repensar, o ressignificar, a valorização da singularidade e o desenvolvimento do potencial criativo, despertando o desejo pela vida, pelo trabalho e pela caminhada psicoterapêutica à saúde integral.
As atividades acontecem semanalmente, na Unidade Básica de Saúde (UBS) ou em atividades externas. Tem duração de duas horas com dinâmicas, artesanato, dança circular, jogos de conexão, diálogos terapêuticos e leituras de temas da saúde mental.
Segundo a psicóloga Tatiana Conceição Sangalli, a inserção dos usuários se dá através do encaminhamento da rede de saúde mental. “No ingresso, é realizada a elaboração do Plano Terapêutico Singular (PTS), realizado em conjunto com o paciente, com a psicóloga, educadora social e agente comunitária de saúde, além de demais profissionais da área da saúde, tendo como diferencial a participação e o comprometimento do paciente nos desafios à promoção de sua saúde mental e integral, pois o olhar dos técnicos é analisar as características integrais do paciente, visando ampliar suas habilidades, contribuir para a autonomia dos participantes”, diz.
A Oficina Terapêutica Bem Me Quero caracteriza-se por atividades em grupo, coordenada pela psicóloga Tatiana Conceição Sangalli, pela coordenadora de Saúde Mental, Mara Geovana Blasi; pelas educadoras sociais, Caroline Cechin e Cátia Cima; e pelas agentes comunitárias de saúde, Elizandra Boldrini, Patrícia Sartori, Mirtes Sangaletti e Micheli Grisotti.
Foto: Divulgação