Tempo de leitura: 1 minuto

A organização da 47ª Expointer discutiu, na quarta-feira (10/7), alternativas de transporte público para a feira, que será realizada de 24 de agosto a 1º de setembro, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Com algumas estações da Trensurb fora de operação desde maio, por causa das enchentes, a criação de uma linha de ônibus direta de Porto Alegre para a Expointer foi sugerida pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan).

Estiveram presentes na reunião o secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Clair Kuhn, o presidente da Trensurb, Ernani Fagundes, e o diretor superintendente da Metroplan, Francisco Hörbe.

Kuhn destacou a importância da feira e de sua realização para a retomada econômica do Estado após as enchentes. “Há a necessidade de se reforçar o transporte durante o período da feira, tendo em vista a quantidade de público que se desloca até a Expointer, muitos vindos da Capital e de cidades da região Metropolitana. Queremos construir alternativas conjuntas para atender melhor as pessoas”, disse.

Atualmente, a Trensurb está operando as linhas de Novo Hamburgo até a estação Canoas, com intervalos entre trens de 18 minutos. A meta da empresa, segundo o presidente da Trensurb, é retomar a operação até a estação Farrapos, em Porto Alegre, até 20 de setembro, data posterior à feira.

Como solução emergencial, Fagundes explicou que a Trensurb está contratando ônibus que farão a integração da estação Mathias Velho, em Canoas, com o Centro da capital, sem custo adicional para os usuários a partir do próximo sábado (13/7). Com a medida, a Trensurb pretende garantir o atendimento ao público da Expointer, ampliando o número de ônibus no período da feira, caso seja necessário.

“A Expointer é nosso maior evento, nosso período de maior arrecadação, mas, no momento, em razão das subestações de energia não estarem todas em operação, não conseguimos diminuir o intervalo das viagens, que hoje é de 18 minutos. Vamos contratar ônibus enquanto não estivermos em operação plena, para completar a viagem no trecho entre Mathias Velho e o Centro de Porto Alegre e não penalizar os usuários”, disse Fagundes.

O diretor superintendente da Metroplan também falou sobre a possibilidade de se criar uma linha de ônibus de reforço para atender especificamente a Expointer, saindo de Porto Alegre e indo direto para o Parque Assis Brasil. Em breve, haver´pa uma nova reunião entre a Seapi e a Metroplan para discutir as necessidades e os detalhes técnicos.

Texto: Ascom Seapi
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom

gov do RS

Compartilhe também no:

Mega-Sena não tem ganhador, e prêmio vai para R$ 15 milhões

Artigo anterior

Ibirubense perde a vida em acidente na ERS-223

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.