As prefeituras do Rio Grande do Sul terão apoio técnico para implementar soluções em Inteligência Artificial (IA) a partir de uma parceria inédita entre a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e o Ministério Público. O termo de cooperação foi assinado nesta quinta-feira (4), em Porto Alegre, e marca a entrada dos municípios gaúchos no avanço da IA aplicada à gestão pública.
O estímulo ao uso de ferramentas de IA integra os pilares da gestão 2025/2026 da Famurs.
Para a presidente da entidade e prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira, a iniciativa simboliza um passo decisivo para o municipalismo gaúcho.
“Os municípios passam a integrar um processo que já é realidade no mundo todo: o uso da Inteligência Artificial. Nossas prefeituras não podem ficar para trás, e essa parceria garante legitimidade e oferece o suporte técnico necessário para a implantação de soluções tecnológicas através da IA.”, destacou Adriane.
O procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, ressaltou a relevância da colaboração. “Nosso objetivo é melhorar a vida dos gaúchos e facilitar o acesso do cidadão aos serviços públicos. Ter a Famurs nesse processo significa alcançar todos os municípios do Estado”, afirmou.
A Famurs projeta, a partir da assinatura do termo, uma série de ações para capacitar prefeitos e servidores, compartilhar experiências de quem já utiliza ferramentas de IA e auxiliar na implementação nos municípios que ainda enfrentam dificuldades.
“Esse foi apenas o pontapé inicial. Com o apoio do Ministério Público, vamos avançar na especialização de gestores e servidores, garantindo que a inovação tecnológica chegue até a ponta, beneficiando diretamente a população”, concluiu Adriane.