Tempo de leitura: 1 minuto

As pontes completamente destruídas no Vale do Taquari e em outras partes do estado foram levadas por conta de pedras e árvores, e não apenas pela força das águas durante as enchentes, segundo o engenheiro Bernardo Tutikian.

Em entrevista ao Panorama desta quinta-feira (20), ele explicou que se os rios estão limpos, eles afetam apenas as cabeceiras das estruturas. “Temos casos que a ponte ficou intacta e a cabeceira que se foi. Na grande maioria dos casos em que a ponte foi arrancada é a árvore que vem”, pontua.

Para evitar esse tipo de situação, Tutikian considera que os rios e as margens devem ser limpos por meio da dragagem. Ele opina que é necessário “aumentar a capacidade de transporte de água sem transbordar e tirar esse detrito, pra que esse detrito, quando transbordar o rio, não vá para as cidades”.

Bernardo Tutikian (Foto: Reprodução / Redes sociais)

Uma das possibilidades seria a prática da mineração, em que as empresas exploram os leitos, tiram os materiais e os comercializam. No entanto, Tutikian ressalta que antes deve ser avaliada a questão ambiental. “Ninguém quer impactar no ambiente, mas por outro

lado ninguém quer ficar à mercê da força da natureza assim tão fácil”, sinaliza.

O engenheiro também visitou cidades do Vale do Taquari e da Serra Gaúcha, para fazer a avaliação de algumas residências prejudicadas por deslizamentos e enxurradas. Para impedir que as pessoas retornem às casas, ele afirma que é necessário explicar bem os motivos, já que não é possível garantir que novos desastres climáticos acontecerão ou não.

“Nós temos que dar nossa opinião técnica e a decisão sempre é da pessoa”, diz Tutikian. Para auxiliar nesse processo, ele e a Agência Bigger desenvolveram um Guia para Inspeção de Edificações após inundações, que pode ser acessado neste link.

Texto: Eduarda Lima
web@independente.com.br

Rádio Independente

Compartilhe também no:

ITAPUCA | Luna conquista medalha de bronze na 18ª Olimpíada Nacional de Matemática realizada em Passo Fundo

Artigo anterior

DetranRS orienta proprietários sobre destinação correta de veículos irrecuperáveis por causa das enchentes

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.