Tempo de leitura: 1 minuto

Em um ato especial realizado em seu estande na Intermodal, a Portos RS apresentou oficialmente seu sistema de controle de tráfego de embarcações. Desenvolvido pela empresa Technomar Engenharia, o processo de implantação é formado por etapas. Atualmente, encontra-se na fase de Local Port Service (LPS) para, posteriormente, adquirir a homologação de Vessel Traffic Service, conhecido popularmente pela sigla VTS.

Por meio desse sistema, denominado Technomar Traffic Service, haverá um efetivo incremento na segurança e eficiência da navegação, segurança da vida no mar e proteção do meio ambiente no porto, além de contribuir com a inteligência portuária e digitalização (VTMIS). O sistema foi desenvolvido com as mais recentes tecnologias de mercado para compilação e tratamento de dados de navegação marítima.

Desde a assinatura do contrato para a implementação do serviço, durante a primeira edição do Fórum de Desenvolvimento da Economia Azul, no ano passado, a Portos RS e o Arranjo Produtivo Local (APL) Marítimo trabalharam de forma conjunta com a empresa especializada para colocar a tecnologia em funcionamento.

A Technomar Engenharia é a responsável pelo software. Por meio dele, é possível disponibilizar modernos dashboards com os principais indicadores da operação portuária e gerar estatísticas de não conformidade de navegação, indicadores de eficiência operacional e recursos de playback de manobras para estudos de incidentes e treinamentos.

O presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, destacou a importância de trazer a tecnologia em favor dos processos de tomada decisão. “Para a Portos RS, como autoridade portuária, é fundamental ter informação e conhecimento para buscar as melhores resoluções. E essa relação construída junto com o APL de implementação do VTS, além de trazer a tecnologia no dia a dia portuário, potencializa os processos de inovação dentro dos portos gaúchos”, afirmou.

O diretor de monitoramento portuário da Technomar, Felipe Rateiro, comentou sobre as potencialidades do software. “O Technomar Traffic Service pode ser utilizado também pensando em funcionalidades comerciais. Por exemplo, com a visualização do market share dos usuários do porto e a geração de dados em tempo real e de maneira automatizada para cobrança de tarifas portuárias. São diferenciais que podem alavancar os negócios da empresa”, afirmou.

Algumas funcionalidades do sistema já podem ser consultadas por operadores portuários e pela comunidade em geral diretamente no site da Portos RS. O botão de acesso, denominado Portos RS VTS, está disponível no rodapé da página, junto aos links de acesso aos serviços de suporte, como Porto Sem Papel (PSP), Processos Administrativos (Proa) e Acesso à Informação.

Texto: Ascom Portos RS
Edição: Secom

Compartilhe também no:

Sicredi realiza processo assemblear em Arvorezinha

Artigo anterior

Banco do Brasil inaugura estande fixo na Expodireto Cotrijal

Próximo artigo

Você também pode gostar

QUER COMENTAR SOBRE ESTÁ NOTÍCIA?

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.