A frase de impacto compôs o primeiro pronunciamento oficial do Prefeito Gerson Machado no portal da Prefeitura Municipal, cerca de 20 dias após sua posse. Não criticou, mas informou que a atual administração só teve acesso às senhas no dia 20 de janeiro.
“O prefeito não está aqui especificamente para definir empregos, mas para resolver problemas da população como um todo, não quero ficar aqui tentando resolver problemas particulares”, disse o prefeito Gerson Machado ao se referir a questões internas de seu início de governo em que tudo indica, houve dificuldades para alocar as pessoas dentro da administração conforme o desejo dos partidos PP, PL e MDB que compõem a nova gestão.
Machado volta ao poder depois de 30 anos, e encontra um cenário diferente do que ele tinha em 1993 quando foi prefeito pela primeira vez. No entanto, a experiência parece ter forjado uma pessoa com olhar diferente para a gestão pública, seus cabelos brancos talvez ajudem a manter a serenidade dentro do poder público necessário para que possa desempenhar as ações que se comprometeu.
Aproveitou para enfatizar que muitos dos cargos à disposição serão ocupados a partir de processo seletivo para que os aprovados possam ocupá-los, independente de agremiação partidária. Falou em reforma administrativa para que o município com seus 70 anos de história se adeque a realidade atual.
Centro administrativo fechado
A previsão era de 30 dias, mas ficou 16 dias sem atendimento ao público. Segundo o governo uma ação necessária para que pudessem se inteirar da realidade orçamentária da prefeitura, o seu funcionamento, fazer levantamentos patrimoniais, e também realizar uma auditoria nas contas públicas, que seria feita por uma empresa privada.
Secretários sabatinados
Os secretários municipais serão sabatinados na Câmara de Vereadores a partir da próxima semana, em que poderão apresentar um relatório aos vereadores sobre como receberam suas pastas e o que pretendem fazer.
Asfalto Mormaço – Espumoso
Em sua primeira visita ao Palácio Piratini em Porto Alegre, o prefeito Gerson Machado participou de audiência com o Governador em Exercício Gabriel Souza para que pudessem reivindicar a inclusão do trecho entre Espumoso e Mormaço nos investimentos de pavimentação do Governo do Estado.
Ao longo dos primeiros 30 dias de governo, Gerson Machado e seu vice-prefeito Juliano Pazinato (PL) trabalharam para alinhar os primeiros passos de sua gestão pedindo paciência para a comunidade até que tomassem conhecimento da real situação da prefeitura municipal. Ao longo da campanha eleitoral, a coligação Muda Espumoso bateu na tecla de que o então governo de Douglas Fontana possuía diversas irregularidades e ações mal planejadas, que culminaram no resultado eleitoral favorável para a oposição ao governo. Ou seja, a narrativa de campanha deu certo, para que chegassem ao poder. Agora a comunidade precisará esperar o decorrer dos próximos anos para analisar a implantação das propostas da coligação vitoriosa.