Um ato marcou o início da construção de novos açudes no município Fortalezense, que beneficiara diversos produtores. As obras de escavação e construção dos açudes são possíveis através do programa “Avançar na Agropecuária e no Desenvolvimento Rural, eixo estratégico IRRIGA+.
O Irriga + RS promove a implantação, a ampliação e a adequação de sistemas de irrigação, além de fomentar o armazenamento de água. O programa também promove a efetividade de práticas para conservação de água no solo e o uso racional dos recursos hídricos, prevendo a concessão do “Selo Produtor de Água” e “Selo Produtor de Solo Conservado”.
Participaram do ato a Prefeita de Fortaleza dos Valos Marcia Rossatto Fredi, o Secretário Municipal de Agropecuária Meio Ambiente e Turismo Giancarlo Rubin, o Vice-presidente do Legislativo Laomi Trombetta e os vereadores William Medeiros e Sebastião dos Santos, além de representantes de entidades ligadas ao agro.
O recurso do Estado possibilitará a construção de 15 açudes, mas com a contrapartida do município esse numero sobe para 25 propriedades que serão beneficiadas pelo programa. “É importante o trabalho conjunto entre estado e município. E além desta busca por soluções feitas pelos poderes executivo e legislativo com todo o apoio das entidades que lutam pela causa do agronegócio”, destaca a Prefeita.
O programa de irrigação tem como público-alvo os pequenos agricultores, com projetos isentos de licenciamento ambiental por empregarem sistemas por aspersão ou localizado que utilizem açudes com até cinco hectares de área alagada.